Por estar ciente de que na grande parte do tempo não utilizamos todo o poder computacional oferecido pelos modernos processadores, prefiro utilizar o sistema no modo de “economia de energia”, para que ele execute as tarefas do dia-a-dia em velocidades mais baixas e assim, não só economize energia como também aumente o tempo de vida útil de todo o hardware, já que também ajuda a regular o calor gerado por este componente. Mas antes destes recursos estarem disponíveis no ambiente gráfico GNOME, fazia ajustes manuais na BIOS do sistema para definir a tensão e o clock do processador para valores mais baixos…
“Unlocking high performance while maintaining low temperatures is the ultimate goal for gamers. MSI now introduces BIOS updates for Intel 700 and 600 series motherboards, supporting the ability to disable the CEP (Current Excursion Protection) function. This adjustment allows processors to operate at lower voltages and temperatures without compromising performance. CEP, or Current Excursion Protection, is a function designed to prevent system instability caused by insufficient CPU voltage. However…”
— by MSI.
O problema é que se tais ajustes não forem feitos de forma correta, há o risco do sistema apresentar instabilidades e travamentos! Por isto, a Intel criou o Current Excursion Protection (CEP), uma tecnologia que visa garantir o bom funcionamento do sistema, causado pela baixa tensão do processador em momentos que não é exigido. Porém, a sua ativação acaba afetando a performance geral do sistema, já que esta importante peça acaba impossibilitando que estas unidades alcancem a sua máxima performance! O problema é que as linhas de processadores da 14a. geração “Raptor Lake” não designadas para o overclock (série K), não possuem a opção de desativar o CEP na BIOS do sistema! Não mais…
A MSI anunciou as novas atualizações de BIOS para a maioria das placas-mãe que utilizam o chipset Z790, bem como algumas equipadas com o chipset B760. A partir de agora, elas terão a opção de desativar o CEP e mais à frente (final de março), a empres está trabalhando para fornecer as atualizações que beneficiem não só as demais placas-mãe equipadas com o chipset B760, como também aquelas baseadas na série 600. Esta medida irá beneficiar muito os gamers e aficcionados por jogos eletrônicos, possibilitando melhorar a performance dos seus processadores e assim ganhar alguns FPSs à mais em seus títulos preferidos.
Para se ter uma idéia do ganho de performance (e da redução da temperatura) obtida a partir da desativação do CEP, a MSI publicou uma postagem à parte em seu blog, no qual exibe dois simples gráficos para fazer as devidas comparações, os quais foram baseados na ferramenta de medição de desempenho Cinebench 2024. Nestes testes, os processadores utilizados foram os atuais (e poderosos) Intel Core i7-14700 e o Core i9-14900, além de registrar diferenças de performance na ordem de 40% e de temperatura em torno de 16 graus (ainda que exista o risco de instabilidade, caso estas unidades trabalhem com valores de tensões reduzidas).
Resumindo: para quê a Intel inventou essa merda tecnologia? &;-D