Há um pouco mais de um mês, havia publicado uma coluna sobre as minhas impressões em relação ao amadurecimento dos jogos eletrônicos, mais precisamente em relação ao aspecto gráfico: da 8a. para a 9a. geração, o salto dado não foi tão grande em comparação com as gerações anteriores, a ponto de questionar se (de fato) temos mesmo uma nova geração! Prova disso é que basta apenas alguns “pequenos ajustes”, para tornar os jogos da geração anterior em jogos da atual geração, ao invés de grandes remasterizações…
“Update 3.5, Prisms, dramatically refreshes the No Man’s Sky experience with a range of new visual features and technologies. The universe has never looked better, with reflections, new texture effects, more biome detail, improved lighting, new skies, new warp effects, creature fur, and a host more besides.”
— by No Man’s Sky.
Desde então, vários jogos vêm recebendo melhorias gráficas para tirar o máximo proveito do poder computacional dos novos consoles. Enquanto que alguns apenas se limitam a aumentarem a taxa de quadros, outros já aparecem totalmente repaginados e dotados de incríveis efeitos visuais! Será este, o caso de No Man’s Sky? A mais recente atualização (Prisms 3.5) traz uma série de melhorias, com destaque para reflexões e iluminação, novas efeitos de texturas, biomas mais detalhados, novos horizontes (céus), entre outros!
Já para aqueles que optaram pela plataforma PC desktop e dispõem de placas de vídeo com GPUs nVidia RTX, o suporte para a tecnologia DLSS (Deep Learning Super Sampling) também foi adicionado, oferecendo tanto ganhos de desempenho quanto de qualidade gráfica, já que ela utiliza a Inteligência Artificial para gerar imagens originais em baixa resolução e transformá-las em imagens de alta definição (e qualidade), graças a aplicação de um algoritmo que recalcula os detalhes da imagem. E de quebra, aumenta também a taxa de quadros (FPS) no processo!
Algumas adições também foram feitas ao jogo, como a possibilidade de extrair objetos valiosos, a partir de impactos causados por meteoros ou quedas de raio. A interface de usuário também recebeu algumas melhorias (tornando-se mais limpa e prática) e os jogadores agora poderão adotar criaturas como companhias (estas também receberam uma nova pelagem, oferecendo mais variedade). Até mais estrelas e foram acrescentadas aos céus, tornando a experiência de observar (e admirar) os horizontes bem mais divertida!
Por fim, várias outras melhorias foram adicionadas, tornando o jogo tão belo e funcional, que me arrisco a dizer que, se os desenvolvedores tivessem anunciado esta atualização como uma completa remasterização, nem sequer teria argumentos para contestar (a não ser o fato de pertencerem a uma nova geração, com pequenas melhorias em termos de evolução gráfica)! Por isso, também recomendo acessar o anúncio oficial, para obter maiores detalhes sobre estas (e outras) melhorias. Parabéns, Hello Games!
Só Espero que a CD Projekt Red siga o mesmo caminho… &;-D