Existe vida além do WhatsApp? Para muitos, este é o único serviço de mensagem instantânea que existe no mundo! Porém, quando o “Zápie” fica fora do ar ou sofre bloqueios por determinações judiciais, muitos usuários correm para o Telegram, um serviço alternativo que apesar de não ter a mesma popularidade, não só dá conta do recado das suas necessidades, como também dispõem de alguns recursos interessantes, além de oferecer mais segurança e privacidade…
“All users now have access to dozens of reactions – including those that were previously only available with Telegram Premium, like 🤣 😐 🐳. To accommodate all the new emoji, we’ve redesigned the reaction panel, making it expandable. The reactions you use frequently will show up at the top. Premium Telegram Premium users can pick reactions from an infinite selection of custom emoji. To make choosing from thousands upon thousands of emoji easier, they can now attach up to 3 reactions per message.”
— by Telegram blog.
Em uma atualização prévia no mês passado (ago/22), o Telegram já havia trazido algumas novidades interessantes, como a possibilidade de customizar os emojis, bem como a introdução da edição Premium deste serviço. Desta vez, os emojis ganharam mais animações, com destaque para as “infinitas” reações que eles poderão ter, dependendo do contexto dos textos redigidos! Para isto, muitos destes emojis foram trazidas da edição Premium, além de terem sido acomodados em um novo painel de reação expansível, o qual foi redesenhado para este propósito. Assim, as reações mais utilizadas com frequência aparecerão no topo.
Obviamente, os usuários da versão Premium terão algumas funcionalidades extras, como a possibilidade de escolher reações de uma seleção infinita de emojis personalizados, podendo anexar até 3 reações por mensagem! Além disso, eles também poderão adicionar um status de emoji animado, o qual é exibido ao lado de seu nome. Esse status personalizado substitui o selo Premium Premium na lista de bate-papo, tanto no seu perfil quanto nos grupos. Por fim, ele poderá definir um dos 7 status padrão que mudam de cor para corresponder a diferentes temas do Telegram, bem como escolher entre um número infinito de emojis personalizados.
Dentre outras melhorias promovidas, está o recebimento códigos de autenticação por meio do endereço de e-mail ou usando as credenciais da Apple ou do Google. Para o iOS, tanto a inscrição e a autenticação se tornaram mais simples, já que novas interfaces foram adotadas, bem como as animações divertidas que foram trazidas do Android. Todos os @usernames no Telegram também terão os seus próprios links t.me/username, facilitando o compartilhamento de perfil público, grupo ou canal, em qualquer lugar da Internet. Por fim, novas melhorias relacionadas a gestão de downloads (antes disponíveis apenas para o iOS) foram implementadas no Android, além de novas animações e outros recursos visuais.
Além de (claro) outras melhorias, otimizações e correções de segurança…
Já utilizei o Telegram uma vez, mas não foi por causa da falta ou bloqueio do WhatsApp: na época, havia participado um grupo formado por profissionais de TI especiaizados em Segurança, que faziam questão de utilizar este serviço (ao invés do WhatsApp) para trocar informações técnicas e publicar oportunidades & vagas de emprego. No geral, ambas as opções parecem equivalentes em termos de recursos e funcionalidades, o que não quer dizer necessariamente que as suas aplicações fazem exatamente “a mesma coisa”: basta fazer uma breve pesquisa no Google sobre as diferenças entre elas, para encontrar bastante informação a respeito.
Pois como diz o velho ditado: “o diabo mora nos detalhes”… &;-D