… placas-mãe designadas para a atual plataforma da Intel! Ȧs vezes, confesso que me sinto um privilegiado por utilizar sistemas GNU/Linux em meu PC desktop. Pois há +20 anos usando o sistema, até hoje tive pouquíssimos problemas em realizar as suas atualizações: dois deles impossibilitaram a interface gráfica inicializar (os quais foram facilmente resolvidos) e o outro detonou a implementação do GRUB na MBR para o dual-boot (afetando apenas a inicialização do próprio Windows). Já em relação ao Windows, bem: a realidade tem sido bem “diferente”…
“While we were initially excited for Windows 11 version 24H2, it’s been nothing but problems for Microsoft. In the latest batch of issues, users with Intel motherboards are now seeing crashes, causing them to jump through hoops to get things back in working order. The information comes from a Spanish language post from El Chapuzas Informatico, who have had their eyes on the update since it first launched. Intel Z890 motherboards appear to have the issue. There’s an apparent conflict between dedicated and integrated GPUs.”
— by Tom’s Guide.
Há tempos, venho publicando notícias sobre as famigeradas atualizações de terça-feira (Patch Tuesday), as quais geralmente trazem problemas para o equipamento em uso. Mas desta vez, sobrou para a atualização 24H2 do Windows 11, que além de trazer as habituais correções & otimizações, oferecem uma série de melhorias para este sistema (pode-se dizer que ela está mais para um upgrade do que um update). Esta atualização vem afetando algumas placas-mãe que fazem o uso do chipset Z890, além de serem projetadas para suportar a atual família de processadores da Intel: a Core Ultra da Série 2. Além da MSI e da Gigabyte, outros fabricantes também relataram que estão tendo os mesmos problemas.
Há um conflito aparente entre GPUs dedicadas e integradas, o que impossibilita a atualização da BIOS caso os IGPs estejam ativados. Para contornar os problemas de instabilidades e travamentos, os usuários deverão acessar a BIOS e desativar os gráficos integrados, antes de prosseguir com as atualizações desejadas. Obviamente, o problema é que para fazer isto, será necessário contar com uma placa gráfica dedicada à parte, o que pode ser um empecilho para aqueles que não possuem uma à disposição ou ainda, não poderão abrir o gabinete para instalar sem afetar a garantia do equipamento (partindo do princípio de que sabem fazer isso). Felizmente, os problemas relatados não causam nenhum dano de longo prazo para os hardwares envolvidos e uma vez que os gráficos integrados estejam desabilitados, tudo deverá voltar a funcionar normalmente, como se nada estivesse acontecido. Ufa, menos mal!
De qualquer forma, a Microsoft precisa corrigir estes inconvenientes o mais rápido possível, pois outros problemas continuam aparecendo! Dentre eles, estão as ocorrências de “Tela Azul da Morte” (BSOD) com os SSDs da Western Digital, além de outros problemas que vem se tornando generalizados. Para variar, muitas das atualizações são feitas de forma automática ao reiniciar ou desligar o sistema, além de ocorrerem sem a intervenção dos usuários. Caso contrário, a empresa terá um enorme pepino nas mãos para resolver, especialmente se estes eventos causaram danos nos componentes de hardware do equipamento.
Se eu (que quase não uso o sistema) já estou preocupado, imaginem então… &;-D