… do que soluções! Se existe uma tarefa a ser executada que me deixa “nervoso”, é a atualização do Windows! Diferentemente das distribuições GNU/Linux e outros bons sistemas “de fato”, o Windows possui uma “tradição” de sofrer com efeitos adversos, após a aplicação de suas atualizações periódicas. Tivemos situações até irônicas no início deste ano, na qual a Microsoft teve que providenciar novas atualizações as pressas, para corrigir os problemas causados por atualizações anteriores…
“Microsoft released updates for its Windows operating systems on the April 2022 Patch Day. The company did not highlight any major issues in the release notes and the installation appears to have went well on most devices. Some users are reporting that they can’t launch popular web browsers anymore after installing the most recent Windows updates. The error message ‘the application was unable to start correctly (0xc0000022)’ is thrown on these devices, and the issue appears to affect browsers such as Firefox, Chrome and even Microsoft’s own Edge browser.”
— by ghacks.net.
Desta vez, sobrou até mesmo para os navegadores WEB: após a instalação das atualizações “de terça-feira” para o mês de abril (Patch Tuesday), alguns usuários passaram a reportar a impossibilidade de executar estes softwares, independente do seu fornecedor! Seja o Google Chrome, o Mozilla Firefox e até mesmo o Microsoft Edge, na inicialização de todos eles é apresentada a mensagem “the application was unable to start correctly (0xc0000022)”. No entanto, navegadores menos badalados como o Brave e o Vivaldi não sofreram com este problema, funcionando normalmente mesmo após a aplicação das atualizações.
Para resolver o problema em questão, “(in)felizmente” bastará apenas remover a atualização KB5012599, não sendo necessário aplicar novas atualizações para corrigir os problemas causados por atualizações anteriores! No entanto, a atualização que deveria ser removida, trará uma série de correções importantes para as falhas e as vulnerabilidades do sistema, onde algumas delas são até mesmo consideradas críticas e de alto risco! Eis a questão: vale a pena, reestabelecer a navegação WEB através dos nossos navegadores preferidos, mas se expor (ainda mais) com as falhas e as vulnerabilidades em aberto?
O mais triste é que, apesar das reclamações serem reportadas recentemente através da aplicação Windows Feedback Hub, algumas delas já foram notificadas à empresa anteriormente, através do seu programa Windows Insider. Felizmente, o volume de notificações feitas foi considerado relativamente baixo, o que sugere que o problema em si não é generalizado e que afeta apenas um pequeno número de usuários restritos. Até o presente momento, apenas os sistemas operacionais Windows 10 e 11 foram afetados pela atualização maldita em questão e a Microsoft ainda não respondeu (oficialmente) as reclamações feitas até então.
Ou vai ver, a maioria dos usuários também ficaram “nervosos”… &;-D