… da plataforma AWS! O que torna uma filosofia, plataforma ou serviço forte, é a sua comunidade de usuários que se forma em torno dela e isto, aprendi muito bem sendo um entusiasta do Linux & Software Livre. Através do seu suporte e apoio (muitas vezes, dado de forma incondicional), essas comunidades não apenas impulsionam a evolução técnica, mas também criam um ecossistema de colaboração, inovação e resistência contra os modelos centralizados. E pelo visto, a Amazon entendeu isto muito bem, em vista do lançamento de uma nova iniciativa…
“We really love builders at AWS. We’re constantly thinking of new ways to help technical communities thrive and create spaces like AWS Developer Center and community.aws where people can connect and share their knowledge and experiences. Today, we’re announcing AWS Builder Center, a new home for builders to access all builder resources, engage with the AWS community, and provide feedback or product suggestions to AWS product teams. This new experience also integrates the previous AWS Developer Center and community.aws.”
— by AWS Blogs.
A AWS lançou o AWS Builder Center, um hub unificado para desenvolvedores e entusiastas da computação em nuvem, reunindo recursos que até então, estavam no antigo portal Developer Center, além do community.aws. A plataforma oferece uma experiência centralizada onde os usuários podem explorar materiais diversos como tutoriais, workshops, ferramentas e conteúdos práticos, desde serviços gratuitos até playgrounds de IA generativa e desafios interativos de programação.
Dentre os destaques do AWS Builder Center está a funcionalidade chamada “Wishlist” (Lista de Desejos), que possibilita aos usuários sugerirem melhorias ou novos recursos para os serviços da AWS. A partir daí, comunidade poderá votar nessas sugestões e aquelas que se tornarem mais populares, ficarão visíveis para as equipes de produto da AWS, oferecendo um caminho direto para que os usuários influenciem as prioridades de desenvolvimento da plataforma.
O portal também valoriza a comunidade formada em torno da AWS e a conexão que se estabeleceu com ela, através de uma seção dedicada chamada “Connect”. Esta por sua vez, incentiva os usuários a interagirem com “AWS Heroes” e “Community Builders”, além de encontros locais ou clubes de nuvem. Perfis personalizados (com URL e QR Code compartilháveis) serão os responsáveis por ajudar os usuários a ganharem visibilidade e a expandirem sua rede dentro do ecossistema.
Por fim, o AWS Builder Center também irá promover o aprendizado e a colaboração, oferecendo conteúdo localizado em 16 idiomas e a tradução automática para as postagens feitas pela comunidade. Melhorias futuras incluirão fóruns dedicados, laboratórios práticos e ambientes para testar os serviços da AWS. Ao se cadastrar com um AWS Builder ID, o usuário terá acesso a todos os recursos disponibilizados pelo portal, desde votar na Wishlist até personalizar seu perfil.
Eis, a questão: outros provedores de nuvem possuem iniciativas similares? &;-D