Em 1993, tive o meu primeiro contato com um computador de mesa (e já relatei esta história, em um artigo publicado no antigo Guia do Hardware). Embora não tivesse conhecimento algum de computação pessoal (este termo sequer existia na época), me interessei tanto pelo assunto que fiz um curso de Informática no ano seguinte (1994). Dois anos depois (1996), comprei parcelado o meu primeiro PC desktop e mais à frente (1997) adquiri um pacote combo, o qual trazia o sistema operacional Windows 95, juntamente com as aplicações Word e Excel. Por fim, foi somente em 1998 que tive os meus primeiros contatos com a “tal” Internet…
“When I started using the internet, there was no web. Only computer scientists and geeks were using the internet. Then, along came the web, and everyone could use it. Well, everyone who could master Trumpet Winsock and Mosaic anyway. What really opened the door to the web to most people was Netscape Navigator, the first popular, easy-to-use web browser, which appeared 30 years ago. In 1994, Marc Andreessen and Jim Clark founded Mosaic Communications Corporation, which was soon renamed Netscape Communications. Their flagship product, Netscape Navigator, was released in December of that year and quickly became the dominant web browser of the mid-1990s.”
— by ZDNet.
No entanto, o navegador WEB que tive o meu primeiro contato não foi o badalado Netscape Navigator e sim, o (famigerado) Internet Explorer que já vinha pré-instalado no Windows (só fui conhecer o GNU/Linux no ano seguinte)! Mesmo assim, naquela época já havia um certo “culto” em relação ao Netscape, que além de ser apontado como um navegador muito superior ao “IÊca”, também trazia uma série de aplicações adicionais através da suíte Communicator. Mas infelizmente, a empresa faliu em vista da concorrência desleal da Microsoft (embora tenha vencido a ação judicial por monopólio que ela mesmo abriu). Mas não a suíte Netscape: antes de dar o “último suspiro”, ela abriu o seu código-fonte e promoveu a Fundação Mozilla, que utilizou esta base de código para lançar a suíte Mozilla!
Steven Vaughan-Nichols (editor do ZDNet) também viveu aqueles “bons tempos” e contou em uma publicação especial, as suas experiências em relação ao Netscape Navigator! Além de ter testemunhado o nascimento da sua primeira versão há +30 anos, ele também aproveitou o momento para estabelecer uma reflexão sobre os impactos tecnológicos e culturais, trazidos por este memorável navegador WEB. A Netscape também foi responsável pela evolução de tecnologias essenciais para o funcionamento da Word Wide Web (WWW), como a linguagem de programação JavaScript e o protocolo de conexão segura SSL. Por fim, graças a base de código do Netscape Navigator, temos hoje o leve e (não tão) rápido navegador WEB Firefox.
Já em 2002, havia decidido migrar para os sistemas GNU/Linux, experimentando inicialmente o Conectiva Linux, passando por algumas distribuições populares na época e por fim, escolhido o Red Hat Linux como o meu sistema oficial. No ano seguinte (2003), solicitei uma nova linha telefônica para usá-la exclusivamente para estabelecer conexão com a Internet e aí sim, passei a utilizar o navegador WEB Mozilla, que em vista de ser diretamente derivado do Netscape Navigator, possuía uma interface idêntica em suas primeiras versões. Tempos depois, foi a vez do Firefox (que antes, foi chamado de “Firebird” e “Phoenix”) se estabelecer como o meu navegador WEB preferido e desde então, o utilizo em meu PC desktop!
Mesmo apesar de já ter flertado com outros bons navegadores WEB… &;-D