Sou fã das câmeras fotográficas prosumers da Canon! Já tive uma Canon PowerShot G12, que me rendeu maravilhosas experiências com a fotografia digital amadora. Tão boas, que cheguei a considerar a compra da Canon PowerShot G9 X, já que esta foi uma das últimas fabricadas pela Canon, que aparentemente havia desistido deste mercado (em vista da popularização dos smartphones e suas câmeras de alta resolução). Só que não: para a minha surpresa, a empresa decidiu lançar uma nova câmera fotográfica, voltada para o público de adora gravar vídeos…
“Canon has announced the PowerShot V1 large-sensor vlogging compact, but for now, at least, it is only available in Asia. We get the impression it will be made more widely available at some point in the near future but Canon has given no details. The V1 is a “video-first” compact camera with a 16-50mm equivalent, F2.8-4.5 zoom lens. It’s built around a 22-megapixel Type 1.4 (18.4 x 12.3mm) sensor with Canon’s Dual Pixel AF II system…”
— by DPreview.
Eis, a Canon PowerShot V1! Dotada de um sensor de 24 megapixels (embora “apenas” 22 estarão disponíveis) e uma lente com abertura dotada de uma abertuda F de 2.8 a 4.5 (em modo zoom), ela é capaz de capturar imagens em 4K a 60 quadros, além de prover uma série de modos e recortes. Tudo isto, graças a um grande sensor Tipo 1.4 (18,4 x 12,3 mm), além do uso da tecnologia Dual Pixel AF II, que por sua vez usa cada pixel no sensor da câmera para detectar o foco, rastrear os objetos e capturar as imagens. E como de praxe para as câmeras desta categoria, ela possui estabilização óptica, tela traseira articulada e “para-brisa” para os seus microfones (montados na parte superior), embora elas não tenham o visor eletrônico e o flash embutido.
A seguir, uma lista resumida com todas as especificações técnicas:
- Sensor CMOS Dual Pixel AF de 22 MP Tipo 1.4 (18,4 x 12,3 mm);
- Equiv. 16-50 mm Lente zoom F2.8-4.5 com filtro ND 3EV;
- 4K de largura total até 30p a partir de captura de 5,7K;
- 4K/60p a partir de um corte de 1,4x (captura de pixel 1:1);
- Captura de fotos de até 30 fps no modo e-shutter;
- Ventoinha de resfriamento para gravação de vídeo estendida;
- Streaming de vídeo com ou sem fio;
- Hotshoe multifuncional para flash ou acessórios de áudio;
- Tela sensível ao toque traseira totalmente articulada;
- Soquetes para fone de ouvido e microfone.
Embora estas câmeras sejam projetadas para a criação de vídeos em geral, isto não quer dizer que elas também possam fazer excelentes trabalhos de fotografia digital (e é justamente este, o meu principal interesse para a sua aquisição). Mas infelizmente, este não será um produto dos mais acessíveis: por se tratar de uma câmera Canon (considerado o maior fabricante do planeta), ela custará algo em torno de 900 dólares, o que a coloca (por ora) fora do meu orçamento. Para variar, ela está sendo lançada apenas no Japão, China, Coreia, Hong Kong e Taiwan, com a disponibilidade planejada para o final de abril deste ano (2025).
Pelo visto, terei que me contentar com uma boa Sony ZV-1… &;-D