Certificação CompTIA A+: que oportunidades de trabalho poderemos…

… ter neste (não tão) disputado mercado? Muitas vezes, não basta uma formação acadêmica de nível técnico (ou até mesmo superior), para conquistar um bom emprego! Para muitos jovens estudantes que desejam ingressar no mercado de trabalho, os cursos de especializações e de aperfeiçoamento também auxiliam bastante em sua formação e acrescentam novas competências & habilidades. E se tais cursos não só entregarem cartas ou diplomas de conclusão, mas também oferecerem uma base sólida de conhecimentos técnicos para torná-los aptos a fazer um exame de certificação (e obter a aprovação), eles serão mais valorizados ainda…

“The technology industry is growing more and more every year. In March 2022, employer job postings for open IT positions grew from 383,000 to 412,000, according to Burning Glass – and that means more talent is being recruited for these roles. Whether you’re a new grad or career changer, you are sure to find a role that fits your skills and interests – let CompTIA be your first stop at an emerging career in tech.”

— by CompTIA blog.

Dentre as certificações de entrada mais populares no mercado, a CompTIA A+ se tornou especial não só pela sua qualidade, mas também por manter uma posição neutra em relação as tecnologias, produtos e serviços abordados, tornando-se a opção ideal para aqueles que desejam comprovar o domínio de uma base sólida de conhecimentos técnicos. Por isto, a instituição emprega todos os seus esforços e recursos em estudos e pesquisas, para definir o conjunto ideal de habilidades e competências necessárias, para qualificar os profissionais recém-credenciados!

Eis, a pergunta: quais seriam as vagas que eles serão aptos para disputar?

Através de uma publicação em seu blog oficial, a CompTIA destacou as 5 principais áreas de atuação, baseadas ocorrências encontradas nas listas de empregos, voltadas para a contratação de profissional de Suporte Técnico: 1) Técnico de help-desk, 2) Especialista em TI, 3) Técnico de suporte de TI, 4) Técnico de serviço de campo e 5) Especialista em suporte técnico. Todas elas em geral têm como requisito, uma formação profissional compatível e a certificação CompTIA A+, a qual aparece mais na lista do que qualquer outra credencial de TI.

No geral, estas profissões diferem-se pouco entre si, convergindo para uma base comum de habilidades e competências. Por isto, dispor de uma formação acadêmica de base voltada para a área de Suporte em TI (seja nível técnico ou superior), complementada com cursos e especialização e aperfeiçoamento, além de alinhadas com (pelo menos) uma certificação de base (neutra) e reconhecida mundialmente, será fundamental para que os novos profissionais de TI possam se estabelecer neste mercado de trabalho. Apesar de sobrar vagas, estas infelizmente não são preenchidas, devido justamente a falta de qualificação profissional!

Em sua página oficial, a instituição disponibiliza todas as informações sobre a certificação em questão, com destaque para as 9 principais habilitações que ela credencia: 1) hardware, 2) sistemas operacionais, 3) resolução de problemas (software); 4) redes de computadores; 5) resolução de problemas (hardware); 6) segurança; 7) dispositivos móveis; 8) virtualização & computação em nuvens e 9) procedimentos operacionais. Obviamente, por se tratar de uma certificação de entrada, as abordagens são superficiais e por isto, também se faz necessário considerar as demais certificações disponíveis através de suas trilhas.

Só para constar: não sou pago para promover a CompTIA… &;-D