Não é preciso dizer que desde a ascensão do ChatGPT, a principal (e pioneira) ferramenta de chatbot baseada em Inteligência Artificial generativa, outras vêm surgindo no mercado, com a proposta de desbancar esta que é (na minha opinião) a melhor disponível em um contexto geral. Porém, esta avaliação certamente irá depender das aplicações e uso que fazemos delas, já que as demais existentes (Google Gemini, Microsoft Copilot, Facebook Meta, entre outras) podem entregar resultados até melhores, de acordo com a sua utilização…
“OpenAI first released ChatGPT to the world just over two years ago, and competition only grew during that time – not just in specific areas such as image generation, but with directly competing products like Google’s Gemini, Grok from xAI and of course, Claude from Anthropic. Both ChatGPT and Claude have similar feature sets. For example, Anthropic added Artifacts to Claude for displaying and running code and then OpenAI launched Canvas in ChatGPT. There are some notable differences though…”
— by Tom’s Guide.
Ryan Morrison (editor do portal Tom’s Guide) resolveu realizar um comparativo entre o ChatGPT e o Claude, tal como ele já havia feito anteriormente entre o próprio ChatGPT e o Google Gemini. O Claude é uma outra ferramenta LLM (Large Language model) desenvolvida e lançada pela Anthropic. Os testes foram baseados na utilização do prompt (chat) e os parâmetros de avaliação se baseiam na percepção do autor. Se por um lado, ele não pode ser classificado como exato e/ou preciso, por outro não podemos ignorar os insights que a interpretação dos resultados podem oferecer. Resumindo: mais subjetivos do que objetivos!
Eis, os 7 diferentes testes realizados por Morrison:
- Geração de imagens (ChatGPT);
- Análise de imagens (Claude);
- Codificação em Python (ChatGPT);
- Escrita criativa (Claude);
- Resolução de problemas (ChatGPT);
- Planejamentos avançados (ChatGPT);
- Explicações de idéias (ChatGPT).
Novamente, o ChatGPT vence a disputa pelo placar de 5×2 (no teste anterior contra o Gemini, ele venceu por um apertado placar de 4×3)! No geral, o ChatGPT se saiu bem melhor por entregar a maioria dos resultados de forma mais consistente, eficiente, amigável, melhor e detalhada, embora o Claude tenha se saído bem em alguns testes por entregar resultados de forma mais precisa e criativa. Mas por se tratar de avaliações subjetivas com base nas opiniões (bem fundamentadas) do autor, mais uma vez reafirmo que ele não pode ser visto como algo mais concreto ou definitivo!
Agora, só resta “ganhar de lavada” do Microsoft Copilot… &;-D