China promoverá política para impulsionar o uso de chips RISC-V!

O que torna a arquitetura RISC-V tão especial? Pois diferente da x86 e ARM, a RISC-V foi concebida com base nos mesmos conceitos do Software Livre, além de definir um padrão aberto e livre para o uso geral! A nova arquitetura é mantida pela RISC-V International (uma organização sem fins lucrativos), além de receber apoio da recém criada RISE (uma iniciativa patrocinada pela Linux Foundation). Tão importante, que nestes tempos de soberania nacional e independência tecnológica, muitos países estão incentivando a sua adoção…

“China plans to issue guidance to encourage the use of open-source RISC-V chips nationwide for the first time, two sources briefed on the matter said, as Beijing accelerates efforts to curb the country’s dependence on Western-owned technology. The policy guidance on boosting the use of RISC-V chips could be released as soon as this month, although the final date could change, the sources said. It is being drafted jointly by eight government bodies, including the Cyberspace Administration of China, China’s Ministry of Industry and Information Technology, the Ministry of Science and Technology, and the China National Intellectual Property Administration…”

— by Reuters.

Dentre eles está a China, que por sua vez está há tempos em conflito com os EUA, em vista de disputas pela hegemonia global no mercado de Tecnologia em diversos setores, destacando-se os semicondutores e a inteligência artificial. Em vista das sanções econômicas e restrições à exportação impostas pelos americanos (para restringir os seus avanços, as empresas chineses (bancadas pelo o governo chinês) também estão realizando investimentos em arquiteturas de CPUs que não sejam de empresas americanas e européias, como é o caso da x86 e ARM. Por isto, a China planeja emitir orientações para incentivar o uso de chips RISC-V de código aberto em todo o país pela primeira vez, além de acelerar os esforços para conter a dependência do país em tecnologia de propriedade ocidental.

A política em questão ainda será divulgada provavelmente este mês, embora a data final possa mudar. Ela está sendo elaborada em conjunto por oito órgãos governamentais, incluindo a Administração do Ciberespaço da China, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China. Por fim, vale lembrar que as fontes da informação não quiseram ser identificadas, pois as discussões políticas ainda estavam em andamento. Para se ter uma idéia da sua importância, os quatro ministérios não responderam aos pedidos de comentários.

Com isto, as ações de várias empresas chinesas especializadas em design de chips valorizaram durante as negociações da tarde, com o CSI All-Share Semiconductor Products and Equipment Index revertendo as suas perdas iniciais para subir até 2,5%. Já a VeriSilicon, esta subiu pelo limite diário de 10%, enquanto a ASR Microelectronics, a Shanghai Anlogic Infoteche e a 3Peak, tiveram ganhos consideráveis entre 8,6% e 15,4%. As entidades estatais e os institutos de pesquisa da China se focaram no RISC-V nos últimos anos, vendo-o como geopoliticamente neutro. Os designers de chips chineses são atraídos por seus custos mais baixos, mas o governo ainda não o mencionou na política.

Já no Brasil, nos limitamos a desenvolver o “brinco de boi”… &;-D

Leave a Comment