Dizer que a Tecnologia e a Internet auxiliou bastante no aprendizado online (especialmente nestes tempos de pandemia), é “chover no molhado”! Porém, com a disponibilidade de tantas ferramentas, bem como a necessidade de adotar (e adaptar) novas filosofias de ensino, será necessário reavaliar a adoção dos recursos disponíveis, para promover a melhoria e qualidade do aprendizado. Por isto, sempre procuro adotar uma postura mais cautelosa, no que concerne a utilização de ferramentas designadas para a educação a distância…
“Cisco is making education more accessible and inclusive for students and educators. We are learning and innovating to provide solutions and capabilities for schools and universities to transform their learning facilities to support hybrid learning. In an effort to support this next wave of hybrid learning, check out Webex Classrooms, a secure platform and purpose built to provide an easy-to-use interactive tool that allows educators and students to access classes from anywhere and on any device and engage naturally before, during, or after class.”
— by Cisco Blog.
Uma delas é justamente a webconferência: por mais que a ferramenta ofereça recursos e funcionalidades que visam facilitar o nosso trabalho, ela JAMAIS irá superar a interação pessoal entre os instrutores e seus alunos, embora possamos criar novas técnicas e metodologias de ensino. Por isso, destaco a publicação da Cisco sobre a Webex Classroom, embora ela seja mais uma ferramenta que faz “mais do mesmo”: promover o ensino à distância, o gerenciamento sala de aula, programar calendários e encontros, gravar aulas para reprodução posterior, disponibilizar materiais, etc.
No entanto, graças a integração com o seu Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS), o Webex (através do Educatior Connector) poderá se conectar a outras ferramentas de educação disponíveis, como a Schoology, Canvas, Moodle, Blackboard, Sakai e D2L, centralizando assim a disponibilidade de todos os recursos necessários (além dos dispensáveis) dentro do LMS. Através dela, os administradores e instrutores poderão centralizar a colaboração por voz, mensagens de chat, reprodução de vídeos e o compartilhamento de arquivos, além de programar aulas, definir horários e sincronizar calendários “com um único clique”!
INTEGRAÇÃO é a palavra-chave! Ponderando o que havia dito, haverá um momento em que o instrutor (e seus estudantes) terão que lidar com tantas ferramentas e recursos de forma descentralizada, que acabará afetando negativamente a gestão e a qualidade do ensino! Na minha opinião, não será a melhor ferramenta que irá conquistar o seu espaço, mas sim a aquela que possibilite oferecer todos recursos necessários para o aprendizado (seja online ou presencial) de forma simples, direta e eficiente, ao mesmo tempo que possibilite a integração de suas funções com outras ferramentas designadas para o ensino a distância.
O que será que o mestre Paulo Freire diria sobre “esses tempos modernos”? &;-D