Cisco CiberEducação: foi dada a largada para o 3o. ciclo do programa!

O programa Cisco CiberEducação tem como objetivo, promover o desenvolvimento profissional de instrutores e estudantes, para que possam atuar na área de cibersegurança. Para isto, a Cisco desenvolveu uma certificação de entrada (CCNA CyberSecurity), além de oferecer cursos voltados para a área de segurança em geral. Um deles é o Fundamentos em Cibersegurança, o qual foi concebido para auxiliar aqueles que estão dando seus primeiros passos nesta área…

“Já estão abertas as inscrições para todos os Instrutores e Academias Cisco Networking Academy do Brasil na primeira fase do programa: a Maratona CiberEducação Cisco Brasil. Gostaríamos de convidar você e sua academia a participar desta iniciativa. A Maratona será realizada de 11 a 31 de outubro de 2021. A Maratona CiberEducação Cisco Brasil é uma maratona de conhecimento em cibersegurança e uma competição entre as Academias e Instrutores NetAcad. Por um lado, funciona como porta de entrada dos alunos no programa e, por outro, reconhece e premia as academias mais engajadas e que captem o maior número de alunos no curso Fundamentos de Cibersegurança.” — via e-mail.

Eis, o trecho do e-mail promocional que recebi há alguns dias, por já ser instrutor da Cisco Network Academy e já ter feito os treinamentos patrocinados (CyberOps Associate e o Network Security). Para aqueles que não conhecem o programa, ele se apóia em três importantes pilares: os estudantes, os instrutores e os parceiros, os quais possuem papéis importantes para a formação de profissionais especializados em cybersegurança. No caso dos estudantes, eles se inscrevem e passam por uma 1a. etapa (maratona), na qual se matriculam em um curso online introdutório (Fundamentos de Cibersegurança) e após os seu término, entram em um processo de seleção no qual somente os melhores avançam para a 2a. fase e obtém as bolsas de estudo para os próximos cursos.

A seguir, os alunos selecionados deverão ser inscritos no curso de Introdução a Redes (CCNA módulo 1), o qual é um requisito indispensável para que eles possam estar preparados para o curso principal: o CyberOps Associate. Além disso, o programa exige que os participantes estejam inscritos no último ano do ensino médio ou matriculados em cursos técnicos e/ou de graduação na área de TI. Ao final desta fase, mais um processo de seleção será aplicado, com o objetivo de classificá-los para a 3a. fase e promover a sua empregabilidade, através de oportunidades de estágio ou até mesmo um emprego na área. Interessados? Para maiores detalhes, não deixem de consultar os Termos & Condições do programa.

Embora não seja a minha principal área de atuação (tenho uma queda maior por Infraestrutura de Redes & Suporte Técnico), os treinamentos que participei foram de extrema importância para mim, pois além dos conhecimentos técnicos que adquiri durante o processo (e que me serão bastante úteis na área em que atuo), eles também foram proveitos para o entendimento do funcionamento um departamento de TI voltado exclusivamente para a segurança. Sob muitos aspectos, a boa gestão dos serviços de TI e a coordenação com base nas melhores práticas do mercado, são tão ou mais determinantes que o conhecimento técnico profissional!

Nessas horas, é que separamos os hackers dos scripts kiddies… &;-D