Cisco irá oferecer novas certificações de TI voltadas para o uso…

… e a implementação de Inteligência Artificial, em infraestrutura de TI! Há tempos, a gente já sabe que muitas profissões irão se reformular devido aos avanços da IA e o seu impacto no mercado de trabalho. Porém, como especialista em Infraestrutura, até então acreditava que não seria tão impactado pela IA (especialmente a generativa), tal como acontece com as demais áreas de TI. Porém, já estava ciente de que teríamos que lidar com toda implementação e manutenção da infraestrutura, que mantém a IA funcionando…

“Cisco is highlighting two new AI-focused certifications aimed at IT infrastructure professionals. Its AI Technical Practitioner (AITECH) certification is designed to help tech pros build and validate the skills needed to support AI workloads across enterprise infrastructure. The company also recently introduced the Cisco AI Infrastructure Specialist Certification, which is geared for engineers, architects, operations teams, and service providers who need to run AI workloads reliably and at scale.”

— by Network World.

Por isto, a Cisco lançou duas novas certificações focadas em IA, voltadas para profissionais de TI que trabalham na implantação e gestão de cargas de trabalho de Inteligência Artificial, em ambientes corporativos. A primeira delas é a “AI Technical Practitioner” (AITECH), que ajuda os profissionais a desenvolver e validar habilidades fundamentais sobre tecnologias e fluxos de trabalho de IA. Já a segunda é a “AI Infrastructure Specialist Certification”, direcionada a engenheiros, arquitetos, equipes de operações e provedores de serviços que precisam executar cargas de trabalho de IA de forma confiável e em larga escala.

A certificação AITECH se foca no conhecimento prático de como a IA impacta a infraestrutura corporativa, indo desde o design, a implementação e o gerenciamento de fluxos de trabalho de IA em dados, a segurança, a operações e a infraestrutura. Os tópicos incluem fluxos de trabalho de codificação com IA generativa, limpeza e análise de dados com IA, design de fluxos de trabalho de múltiplas etapas, implantação e ajuste fino de modelos pré-treinados, além da implementação de sistemas RAG (Retrieval-Augmented Generation). Já a certificação “AI Infrastructure Specialist” faz parte da trilha CCNP Data Center e foi criada para validar habilidades operacionais reais (implantação, migração, monitoramento e solução de problemas) voltadas especificamente para cargas de trabalho baseadas em IA.

Segundo a Cisco, os treinamentos e as certificações têm o objetivo de ajudar os profissionais técnicos a se tornarem “preparados para IA”, incorporando-a aos ambientes de TI corporativos, em vez de apenas aprender conceitos teóricos. Por exemplo, a credencial AITECH inclui laboratórios práticos e simulações que refletem casos de uso reais, em ambientes com múltiplos fornecedores. O treinamento para a AITECH será lançado em fases: o primeiro módulo, “Generative AI Essentials”, já está disponível na plataforma Cisco U, ao passo que os demais módulos serão lançados posteriormente. O exame final está previsto para dezembro de 2025.

Para a certificação “AI Infrastructure Specialist”, a Cisco recomenda que os candidatos concluam o curso “AI Solutions on Cisco Infrastructure Essentials” antes de realizar o exame de certificação. Ele estará disponível a partir do dia 9 de fevereiro de 2026, durante o evento “Cisco Live Amsterdam”. Em resumo, a Cisco está alinhando seu portfólio de certificações para atender à crescente demanda corporativa por habilidades em infraestrutura de IA, unindo o treinamento tradicional em redes e data centers, com as novas exigências da implantação e operação de cargas de trabalho de inteligência artificial.

Se um dia, tais treinamentos estarão no Netacad? Torço para que sim! &;-D