Se não bastasse ser um dos maiores fabricantes de equipamentos de redes, além de um dos maiores provedores de serviços e soluções para a infraestrutura e para variar, uma pioneira no desenvolvimento de padrões e protocolos, a Cisco também se destaca pelas suas iniciativas voltadas para a educação, através das plataformas de ensino Cisco Networking Academy (Netacad) e Skills For All, bem como as ações feitas em prol da CiberSegurança. Mas, se porventura vocês acham que a Cisco já se deu por satisfeita com as iniciativas já feitas, estão redondamento enganados…
“For nearly 30 years, the Cisco Learning and Certifications organization has been an industry leader with a rich history of developing networking careers by providing cutting-edge technology training to businesses and IT professionals. We are driven by our passion for customer success, but a positive customer experience in a multi-vendor solution world can be challenging. So, we set out with the sole purpose to improve the learner’s experience and knowledge, focusing their talent on transforming their careers and businesses, faster and further.”
— by Cisco Blog.
Em um comunicado oficial feito em seu blog, a empresa anunciou mais uma iniciativa em prol do aprendizado: eis, a Cisco U! Esta por sua vez, é uma nova abordagem a qual tem o objetivo de “ser uma experiência de aprendizado digital construída em torno do aluno; com avaliações pré-habilidades de início rápido, aprendizado modular, pesquisa avançada e foco na definição de metas”. Através dela, os estudantes poderão receber orientações para o aprendizado de soluções ou funcionalidades (providas pela própria empresa ou terceiros), auxiliando-os no desenvolvimento de suas habilidades, além de alavancar os seus negócios.
Através do Cisco U, ela irá prover cursos e treinamentos personalizados, além de conteúdos técnicos e de qualidade para os estudantes e equipes que almejam alcancar determinadas metas estipuladas por eles mesmos (obter uma certificação, conhecer uma tecnologia, dominar uma ferramenta, etc), sendo moldados de acordo com as suas necessidades e interesses, centralizando as atenções no estudante e o tornando protagonista do seu próprio aprendizado! Para isto, ela enfatiza o aprendizado baseado em metas, soluções e projetos, além de utilizar a Inteligência Artificial e o Aprendizado de Máquina, já que as recomendações feitas e as opções personalizadas são baseadas nestas tecnologias.
Como diria um velho amigo, “é para comer ou para passar no cabelo”? Apesar da bela postagem feita no seu blog oficial e do curto vídeo introdutório disponível no Youtube, confesso que alguns aspectos relacionados a esta iniciativa ainda estão vagos e por isto, publiquei esta postagem com base nas fontes originais (não complementando-a com as minhas experiências pessoais, tal como costumo fazer). Além disso, a empresa ainda não oferece o acesso para a solução, informando apenas uma página para a realização de um cadastro, prometendo o acesso antecipado assim que disponível (provavelmente ela ainda está em desenvolvimento). Seja como for, já fiz a minha inscrição e estou ansioso para vê-la em ação!
Pois como diria outro velho amigo, “aprender nunca é demais”… &;-D