A disputa pelo título de “SoC ARM mais poderoso do mercado” está acirrada. De um lado, temos a Apple com os SoCs da série M, os quais chegaram na sua 4a. edição e prometem entregar uma performance sem precedentes (até o lançamento da próxima série). De outro lado, estão os SoCs da série Snapdragon X Elite, que por sua vez prometem revolucionar o mercado de portáteis, superando as soluções baseadas em processadores x86! E no meio disso tudo, estão as novas unidades baseadas no set de instruções RISC-V, as quais pretendem deixar a sua marca…
“The latest solution to surface is from Cixin Technology, which claims that their latest AI PC chip took huge efforts for development and production and that it has finally reached its “tape-out” stages, with volume production expected to commence soon. Their newest chip, the Cixin P1, stands out in the market as it employs ARM-based architecture at its core, similar to Qualcomm’s Snapdragon X Elite CPUs, which have been a hit in the AI PC market.”
— by WCCFTech.
Enquanto isso no Oriente, a China vem sofrendo com as sansões impostas pelos Estados Unidos, tendo o acesso aos produtos tecnológicos de forma restringida, obrigando as empresas locais a desenvolver alternativas. Até então, os chips desenvolvidos por eles sequer se comparam com aqueles produzidos por empresas renomadas. Não mais: a Cixin Technology revelou a sua primeira unidade de processamento designada para o mercado de consumo, o Cixin P1! O seu foco principal, está direcionado para as aplicações que fazem o uso de Inteligência Artificial, já que ele é capaz de entregar uma NPU com incríveis 45 TOPS!
Quanto as demais especificações técnicas, o Cixin P1 possui 12 CPUs baseadas no set de instruções ARM, além de utilizar o tradicional design big.LITTLE, sendo 8 núcleos para a performance e 4 para a eficiência energética, com litografia de 6nm. A sua velocidade máxima é de 3.2 GHz, o que sugere ser capaz de dar contas das demandas atuais e segundo a empresa, ele exigiu grandes esforços para o seu desenvolvimento e tendo finalmente atingido os estágios finais desejados, para que a sua produção em volume possa ser iniciada em breve.
Por fim, o Cixin P1 possui suporte para até 64 GB de memória RAM baseadas no padrão LPDDR5-6400, além de ser capaz de oferecer uma saída de vídeo de 4K a 120 FPS (embora não haja informações sobre o IGP em uso). O chip também irá entregar interfaces PCIe 4.0, juntamente com conexões USB do tipo C. Infelizmente, não dá para sabermos se ele é poderoso o suficiente para “incomodar” os tradicionais concorrentes, já que não foram divulgados os testes de benchmark para conferir o seu potencial. Mas no geral, os seus números parecem bem promissores.
Por incrível que pareça, não acredito que esta nova unidade de processamento (ou SoC) possa de fato, concorrer com as principais soluções disponíveis no mercado. Além dela ter parecido assim “de repente” (como um solução milagrosa), algumas informações importantes em relação as suas especificações técnicas (como o IGP adotado e os valores de dissipação térmica) não foram trazidas. Para variar, nem sequer um teste de benchmark das amostras de engenharia, foi publicado! Seja como for, teremos mais um SoC ARM disponível no mercado.
As vezes me pergunto se a disputa será mesmo entre a ARM e o RISC-V… &;-D