Cliente de e-mail Mozilla Thunderbird terá uma completa reformulação!

Embora não seja tão popular quanto o Firefox, o cliente de e-mail Thunderbird nasceu na mesma época que o navegador WEB, já que ambos faziam parte da suíte Mozilla e tinham a mesma proposta: se tornarem aplicações leves, práticas e independentes, as quais entregariam apenas as funções essenciais para os seus usuários. Se por um lado o Firefox alcançou um grande sucesso, por outro o Thunderbird não recebeu muitas atenções e caiu no “limbo do esquecimento”

“The small team of developers plans to release Thunderbird 115, codename Supernova, in July 2023. The dedicated team wants to improve Thunderbird in three main areas in the coming three years, beginning with this one: modernize the aging code base of the free email client, create an interface redesign, and start to release new versions of the email client on a monthly basis, similar to Firefox’s release schedule.”

— by gHacks.net.

O interesse em relação ao cliente de e-mail foi tão baixo, que a Fundação Mozilla passou a sua gestão para uma subsidiária, designada exclusivamente para mantê-lo “em dia”! Mas por não receber a mesma atenção que o Firefox, o seu desenvolvimento se tornou mais lento e por isto, não teve as mesmas melhorias e inovações aplicadas a sua interface gráfica. Não mais: a futura versão 115 (codename Supernova) terá uma bela reformulação geral, destacando-se não só em relação ao visual repaginado, como também modernização a base de código e o estabelecimento de um cronograma mensal de atualizações.

Alessandro Castellani (gerente de design de produtos) comparou o estado atual da base de código do Thunderbird a “uma frágil torre LEGO”, a qual “ainda está de pé, mas é difícil substituir peças que não são mais necessárias” ou ainda, “precisam de modernização”. Por ser baseado em “um monte de código rodando em cima do Firefox”, o projeto se beneficia bastante deste navegador WEB (obtendo diversos recursos que se encontram disponíveis para esta plataforma), porém sofre com esta dependência e por isto, precisa caminhar por conta própria.

MZLA Technologies (subsidiária da Mozilla criada em 2020 e designada para conduzir o processo de modernização) irá lançar esta nova atualização por volta de julho/2023 e assim, entregar um novo cliente de e-mail dotado de uma interface moderna e consistente. Por fim, um vídeo publicado recentemente por Castellani trará uma série de informações referentes as melhorias planejadas, com destaque para o novo painel de pastas para o cliente de e-mail.

De fato, a falta de consistência, de usabilidade e de integração da interface gráfica com o ambiente é o principal motivo pelo qual não uso este cliente de e-mail e por isto, optei pela utilização do excelente Evolution (ferramenta PIM integrada ao GNOME). E uma das vantagens que me faz preferir o Thunderbird ao invés do Evolution, está justamente na capacidade de abrir as mensagens de e-mail como abas independentes, ao invés de janelas separadas e pouco intuitivas. Por isso, aguardarei ansiosamente a nova versão deste cliente de e-mail.

Mas se até lá, o sistema Debian ainda estiver “congelado”… &;-D