Uma das propagandas mais “infelizes” (para não usar outro termo) que tive a oportunidade de assistir (depois da propaganda de cigarro que culminou na criação da “Lei de Gerson”), é a da plataforma de desenvolvimento de sites Duda. No vídeo veículado, ela faz sérios questionamentos em relação ao WordPress, no que concerne a sua qualidade. Se ao menos a plataforma em questão fosse popular e altamente reconhecida, para que pudesse ter “autoridade” ao realizar tal afirmação, até que daria para “engolir”…
“When we announced five years ago that WordPress usage had reached 25%, its creator Matt Mullenweg famously answered by writing ‘Seventy-Five to go’. I found that a quite venturous statement. After all, we currently monitor 737 other content management systems. It’s not like there is a lack of choice for webmasters. There is even no shortage of other impressive success stories, where Shopify and Squarespace are just two obvious examples, but there are plenty more. Yet, WordPress plays in a league of its own. It’s not only the usage numbers, also the ecosystem around WordPress is absolutely remarkable.”
— by W3Techs.
Segundo a W3Techs (um portal que tem como objetivo, divulgar relatórios que mostram as tendências de participação de mercado para CMSs), o WordPress ultrapassou a barreira de 40% em instalações nos sites no mundo inteiro! Para se ter uma noção de sua força e popularidade, em segundo lugar está o Joomla com seus modestos 2,1% e seguido do Drupal, com 1,5% (desconsiderei o Shopify e o Squarespace da lista, por se tratarem de ferramentas para construção de portais de e-comércio). Após o Drupal, aparece neste link, uma lista de outros CMSs não tão populares e rolando a página um pouco mais para baixo, aí veremos o Duda na 26a. posição, com apenas 0.1% de presença no mercado!
Além de ser uma ferramenta fantástica, o WordPress não se limita a ser apenas um bom CMS, pois também oferece uma plataforma riquíssima por dispor de +58 mil plugins e +8 mil temas para o uso, onde a grande maioria deles são gratuitos. Além disso, também temos o suporte oficial oferecido por uma série de empresas de hospedagens, além de profissionais do ramo que trabalham e oferecem serviços focados nesta plataforma. Em suma: não há como competir diretamente com o WordPress e o máximo que a concorrência pode fazer, é oferecer um leque de serviços para clientes especiais e com necessidades BEM específicas.
Neste cenário, o Duda poderia ter sido mais feliz, se veiculasse um comercial voltado para usuários iniciantes que tiveram dificuldades técnicas para ligar com o WordPress, ou que porventura não estão satisfeitos com alguma determinada funcionalidade da ferramenta. Eu mesmo levei um tempo para fazer o bom uso dos seus widgets e neste aspecto, o Duda poderia oferecer (e divulgar) a disponibilidade de widgets e/ou plugins que executassem a mesma função, combinando-os com uma painel administrativo que ofereça maior usabilidade, ainda que tornasse a ferramenta limitada em comparação ao WordPress. Assim, ela seria bem mais honesta e consistente!
Pois bater de frente com o WordPress é suicídio… &;-D