A nVidia desenvolve e produz apenas as GPUs, que são as unidades gráficas responsáveis pela execução dos cálculos matemáticos necessários, para renderizar as belíssimas imagens 3D que admiramos muitos, nos atuais jogos eletrônicos! Já em relação a fabricação das placas gráficas (as quais integram em um PCB todos os componentes eletrônicos necessários para dar suporte para a GPU), esta por sua vez são feitas por diversas empresas especializadas em hardware…
“Colorful Technology Company Limited unveiled the NVIDIA GeForce RTX 4060 Ti (8 GB and 16 GB versions) and GeForce RTX 4060 Series graphics cards. Designed to offer powerful performance, the RTX 4060 Ti and RTX 4060 cater to mainstream gamers and creators, supporting superior gaming experiences at 1080p resolution, with 100 frames per second, Ray Tracing, and DLSS 3. The GeForce RTX 4060 product line incorporates all the enhancements of the NVIDIA Ada Lovelace architecture…”
— by The Guru of 3D.
A Colorful Tecnology Company Limited (para os íntimos, apenas Colorful) é uma delas e para enriquecer o seu catálogo de produtos, trará novas placas de vídeo baseadas nas GPUs nVidia GeForce RTX 4060, nas versões padrão e TI. Além das pequenas diferenças relacionadas a arquitetura, estas placas serão oferecidas em diferentes edições de acordo com o modelo, destacando-se a iGame Advanced, a iGame Ultra W e a Battle-Ax, além das Ultra W Duo, da Battle-Ax Duo e da Mini Series. As edições Ti (que oferece uma performance ligeiramente maior) terá duas variantes com 8 e 16 GB de memória RAM, com chips baseadas na tecnologia GDDR6X.
No geral, elas terão suporte para um conector de alimentação externo de 8 pinos, embora se diferenciem em relação ao tamanho e sistema de refrigeração: as edições mais compridas terão sistemas de refrigeração que adotarão múltiplas ventoinhas, além de projetos que possibilitam uma maior eficiência na refrigeração. Porém, a que mais me deixou encantado foi justamente o modelo compacto, batizado de Mini-V: além do tamanho reduzido, ela possui um visual bonito e arrojado, indicada especialmente para sistemas compactos e que utilizam o padrão ITX.
Até então, não conhecia a Colorful e em virtude desta notícia, fiz uma visita em sua página oficial para saber um pouco mais sobre a empresa. Apesar dela ser sediada na China, confesso que não fiquei “pé atrás” em relação a ela em vista das suas origens (pois em geral, os produtos chineses não possuem boa reputação em termos de qualidade), por se tratar de uma parceira estratégica da nVidia, da AMD e da Intel. Na verdade, reconheço que devo reavaliar os meus conceitos em relação as empresas orientais, pois muitas delas fabricam produtos de qualidade!
Pois estas GPUs são caras demais para virem em placas “xing-ling”… &;-D