… da ASUS! Embora seja fã dos mini PCs e equipamentos compactos em geral, eles geralmente são limitados em relação ao seu poder de processamento, já que as mais poderosas CPUs do mercado consomem muita energia e por isto, geram bastante calor. Pelo fato dos gabinetes serem diminutos, não há como garantir a passagem de um bom fluxo de ar para refrigerá-los e por isto, a maior parte destes equipamentos adotam unidades de baixo consumo de energia. Não raro, eles também são baseados nas mesmas plataformas utilizadas em portáteis como notebooks…
“With Intel’s Core Ultra 200 series CPUs, these new NUC Pro systems can deliver up to 99 platform TOPS, and support DDR5-6400 memory modules. Users can upgrade the DRAM and storage of these mini PCs to make them suitable for any workflow. Despite its compact size, users can easily upgrade their hardware. Users have toolless access the inside of the unit to make DRAM and storage integration and upgrades. It doesn’t get simpler than this.”
— by OverClock3D.
Apesar disto, não deixam de ser poderosos e elegantes, como é o caso do mais recentes lançamentos da ASUS. Por ter estabelecido um acordo com a Intel para a fabricação oficial dos mini PCs NUC, a ASUS há tempos possui uma boa linha de produtos baseados neste formato, além de renovar periodicamente o seu catálogo de produtos. Desta vez, entram em cena os novos mini PCs Intel NUC 15 Pro! Baseados na 2a. geração de processadores Core Ultra, os novos NUC 15 Pro terão tanto processadores de entrada (Intel Core i3) quanto avançados (Intel Core Ultra 7 e 9), possibilitando escolher entre uma estação modesta para o uso em atividades triviais ou poderosa, para extrair o máximo de performance!
Dentre as demais especificações técnicas, estão o suporte a até 96 GB de memória RAM DDR5-6400 (2x módulos no formato SODIMM), 4 conexões de vídeo baseadas nos padrões HDMI 2.1 e Thunderbolt 4, possibilitando a utilização de até 4 monitores com definição 4K, 2x slots NVMe (2280M e 2242M) com suporte para canais PCI-Express Gen 5 e 4, para o armazenamento SSD) e várias portas USB dotadas de formatos e padrões diferentes: 1x USB 3.2 Gen2x2 tipo C (frontal, 20 Gbps), 3x USB 3.2 Gen2 tipo A (2x frontais e 1x trazeira) e 1x USB 2.0 tipo A (trazeira), além das pinagens para adicionar mais 2x portas USB 2.0 tipo A. Por fim, as conexões sem-fio suportadas são baseadas nos padrões Wi-Fi 7 e BlueTooth 5.4.
Embora sejam equipamentos elegantes e potentes (tanto a edição “alta” quanto a “baixa”), pessoalmente não gostei do arranjo das conexões de vídeo. 4 delas para conectar até 4 monitores? Pois com tantos monitores na mesa de trabalho, não faz sentido contar com gabinetes ultra-compactos, já que tal arranjo por si só irá exigir um certo espaço na área de trabalho. Na minha opinião, um arranjo que combinasse as conexões HDMI e DisplayPort faria bem mais sentido para esta categoria de equipamento, já que eles foram projetados para ocuparem pouco espaço e por isto, se encaixariam melhor em áreas de trabalho com até 2 monitores. Sem falar na baixa quantidade de portas USB tipo A (teclado, mouse, webcam e caixas de som)!
Mas infelizmente, como eles estão (no momento) fora do meu orçamento… &;-D