… deverá usar? Ou ainda, experimentaram aqueles sistemas designados para estas placas computacionais e se deram conta de que eles não são exatamente aquilo o que vocês queriam? Pois bem: há tempos, torço para que surja na comunidade do Software Livre, um projeto de sistema operacional voltado para esta categoria de plataformas, que entregue todos os recursos necessários em termos de softwares, além de se tornar uma referência para todo este ecossistema que há tempos, vem se formando desde os primeiros lançamentos feitos pela Raspberry Pi…
“Reproducible Armbian OS and Armbian build framework are tightly connected. Framework can build custom Debian or custom Ubuntu. Armbian Ubuntu is made from LTS or latest packages and is cleaned from all Canonical packaging including snapd. By default, we provide the latest critical packages also in the LTS package base. Armbian Jammy and Noble comes with highly optimized, specially built for each hardware platform, on top of mainline kernel 6.6.y or from SoC vendors, ZFS 2.2.4 and always the latest deb packaged Chromium, packed as .deb, comes with 3D and video acceleration where possible…”
— by Armbian.
Pelo visto, o Armbian se tornou um sério candidato para ocupar este posto! Se não bastasse oferecer um framework baseado em uma distribuição que tem como principal definição, ser “o sistema operacional universal” (e de quebra, uma alternativa baseada no Ubuntu, a distro mais popular do planeta), há tempos ela também vem promovendo a compatibilidade com uma série de placas disponíveis no mercado. E o seu lançamento mais recente não só comprova esta vocação, como também atesta as grandes melhorias que vem recebendo desde então!
Sob a versão 24.5.1, o Armbian se concentra na estabilidade e na melhoria da experiência do usuário, com ênfase em compilações estáveis e nos hardwares em que oferece suporte (classificados como platinum, standard e staging). Para se ter uma idéia de quantas contribuições foram feitas, não se espante com o enorme volume de informações provenientes do seu changelog! Em destaque, está o kernel Linux 6.6 com o principal componente de toda esta infraestrutura de software e sobre ele, as aplicações populares como o Firefox, o Thunderbird, o Chromium e o VS Code, além de contar com suporte para emulação x86 e tudo mais.
Já em relação as plataformas suportadas, se encontram o SoC RK3588 (carro-chefe da Rockchip), que por sua vez entrega 8 núcleos (4x ARM Cortex-A76 e 4x ARM Cortex-A53) e uma boa relação custo vs benefício. Além disso, os SoCs projetados e produzidos pela Allwinner também são bem suportados pelo projeto e graças a isto, uma série de plaquinhas vão sendo gradualmente adicionadas, em vista da maioria delas utilizarem SoCs provenientes destes dois fabricantes. Por fim, existe a expectativa de que em breve, mais dispositivos da Qualcomm também tenham o devido suporte integrado. Até lá…
Há alguns meses, adquiri a modesta plaquinha computacional Orange Pi 3 Zero, com o objetivo de realizar alguns experimentos. Com ela pretendo criar um servidor GNU/Linux simples e funcional, além de um roteador wireless personalizado. Apesar do fabricante já oferecer boas imagens de sistemas customizadas para ele, a tendência é que com o passar do tempo, a plaquinha deixe de ser suportada em vista dos interesses comerciais da empresa. É justamente aí que entra o Armbian, pois pretendo baixar as suas imagens customizadas e testá-las no meu “brinquedinho”!
Em tempo: colabore com o projeto, sema com códigos ou doações… &;-D