Se existia uma particularidade que (até então) gostava muito nas certificações oferecidas pela CompTIA (além da neutralidade), era a sua simplicidade: para cada área, carreira ou trilha, temos uma certificação específica para atender as necessidades dos profissionais de TI, as quais vão desde as mais básicas (IT Fundamental) para as mais sofisticadas, passando por uma série de outras intermediárias. Mas para a certificação A+, teremos algumas mudanças estruturais que a princípio, parece fazê-la perder a sua simplicidade e elegância. Mas…
“The CompTIA A+ underscore (_) technical learning and certificate programs is a series of modular programs that will offer learners greater flexibility to build the depth and breadth of their skills, while expanding accessibility to encourage more people to explore tech career pathway options. The CompTIA A+ series centers around key knowledge domains and in-demand job roles, including the following areas…”
— by CompTIA Newsroom.
Pelo que entendi (pois o meu inglês não é lá dos melhores), a CompTIA irá trazer uma série de programas modulares que irão oferecer aos estudantes, uma maior flexibilidade para aprofundar os seus conhecimentos técnicos e desenvolver as suas habilidades em áreas específicas da Tecnologia. O principal objetivo será o de incentivá-los a explorar as opções de carreira em TI, além de preparar os aspirantes a profissionais de TI para obterem sucesso no trabalho.
Tais extensões serão associados a certicação CompTIA A+ e terão na sua nomenclatura, um sublinhado (underscore) com o nome da área em questão. Eis, os principais módulos: CompTIA A+_cyber, A+_server, A+_network, A+_data, A+_cloud e A+_coding. Segundo Thomas Reilly (diretor de produtos da CompTIA), “essa expansão dá continuidade à abordagem voltada para o futuro da CompTIA para preparar os alunos para um mundo cada vez mais diversificado e baseado em habilidades”, preparando-os também para as demais certificações do porfólio.
Para isto, os (novos) programas de certificação devem desempenhar três funções:
- Ajudar os indivíduos a obter o conhecimento introdutório fundamental para prosperar em um programa de treinamento profissional como a Security+.
- Permitindo que as pessoas construam seu próprio programa modular de acordo com suas necessidades (ou interesses).
- Permitir que os alunos testem de maneira econômica possíveis caminhos de carreira em tecnologia (preview).
Por fim, os primeiros programas da série CompTIA A+_ estão agendados para serem disponibilizados a partir de out/23 e serão entregues pela Coursera, uma popular plataforma de aprendizado online, que (segundo a fonte) possui mais de 120 milhões de alunos em todo o mundo! Estes programas serão individualizados e irão disponibilizar materiais didáticos como vídeos envolventes e laboratórios práticos, além de avaliações para conferir os conhecimentos e as habilidades adquiridas.
E lá vamos nós, nos preparar (mais uma vez) para atender as demandas… &;-D