A CompTIA (Computing Technology Industry Association) é uma associação sem fins lucrativos, voltada para a emissão de certificações profissionais para a indústria de Informática & Tecnologia. Embora as suas certificações não sejam tão populares ou badaladas quanto as demais oferecidas no mercado por grandes nomes da indústria (Cisco, LPI, Furukawa, Microsoft, etc), elas me conquistaram por promoverem uma abordagem neutra em relação a tecnologias & serviços, tornando-se únicas neste contexto (e por isto, sou apaixonado por elas)…
“IT-Ready Technical Support (Online) Program prepares students for employment in IT with no prior experience or degrees necessary. – CompTIA Tech Career Academy is accepting applications for its Summer 2022 online campus term featuring the IT-Ready Technical Support (Online) program, a 16-week course that prepares students for employment opportunities in IT even if they have no advanced degrees or previous experience in tech.”
— by CompTIA Press Releases.
Além das certificações, a CompTIA realiza inúmeras pesquisas e estudos sobre as tendências e mudanças no mercado, além de promover iniciativas em prol da educação, profissionalização e especialização em TI. Uma delas é a CompTIA Tech Career Academy, uma subsidiária sem fins lucrativos de outra immportante fundação: a Creating IT Futures! Esta última foi criada para auxiliar as classes com menor representação, na construção de suas carreiras de TI. Voltando para a CompTIA Tech, ela está oferecendo inscrições para o seu programa de formação profissional em Suporte Técnico, para estudantes sem experiências e/ou conhecimentos prévios: eis, o IT-Ready Technical Support!
O treinamento começará a partir do dia 6/jun, terá sessões diárias de 3 horas (de segunda a sexta-feira) além de durar 16 semanas, com a data para a conclusão marcada para o dia 29/set. Os estudantes poderão se inscrever nos turnos da manhã (9h as 12h) ou da noite (18h as 21h) e o prazo final para fazer isto é 9/mai. O programa em questão contemplará instruções técnicas e habilidades, para tornar o estudante apto a realizar uma série de atividades típicas de um profissional de suporte técnico, como montar e configurar computadores, instalar sistemas operacionais, drivers e aplicativos, além da gestão de redes de computadores de pequeno porte. Obviamente, as softskills também não serão deixadas de lado, como a comunicação, o gerenciamento de conflitos, o trabalho em equipe, o pensamento crítico e a resolução de problemas.
No final, eles estarão aptos para fazer o exame de certificação CompTIA A+, a qual é uma certificação profissional independente de fornecedor, que segundo a própria CompTIA, ela é a credencial de qualificação preferida do setor de TI, para trabalhos técnicos de nível básico (pois como havia dito antes, a CompTIA se destaca justamente por ser uma instituição “neutral-vendor”)! Para os interessados e que ainda possuem dúvida em relação a iniciativa, a CompTIA irá promover uma apresentação online, na qual irá trazer maiores informações sobre o seu programa de formação para profissionais de Suporte Técnico. Uma pena que esta iniciativa seja voltada apenas para os residentes dos EUA! Para variar, apenas alguns estados serão contemplados, conforme o mapa exibido de sua página de admissão.
No Brasil, já tivemos algumas iniciativas deste gênero. Por exemplo, a Nave do Conhecimento promove treinamentos gratuitos para várias formações de TI, com destaque justamente para o próprio IT Essentials. Este por sua vez, é hospedado na plataforma Cisco Network Academy e voltado para a certificação CompTIA A+, a qual foi inserida na base desta plataforma justamente devido a sua importância. Outra iniciativa bem conhecida é a da Fundação Bradesco, a qual mantém uma escola virtual e que através dela, também promove treinamentos gratuitos para vários cursos e formações. E adivinha qual das certificações também está presente? 😉
Já obtive a CompTIA A+. Agora, só faltam a Network+ e a Security+… &;-D