Embora muitas certificações sejam classificadas como de entrada, associadas, fundação, núcleo ou qualquer outro termo que a coloque na primeira posição em uma trilha ou carreira, isto não significa que elas também sejam fáceis de obter. Algumas como a CompTIA A+, foi relativamente fácil de tirar; já a CompTIA Network+ também não tive muitas dificuldades, por já ter a Cisco CCNA e ambas abordarem muitos tópicos em comum; por fim, a CompTIA Security me deu um certo trabalho, sem contar que também não fui muito bem no exame da CCNA CyberOps…
“CompTIA, the world’s leading certifying body in information technology (IT), announced today it is developing a new series of expert-level certifications and learning products in data, cybersecurity and cloud networking. The CompTIA Xpert Series certifications are scheduled for release throughout 2024. The certifications are intended for IT professionals with multiple years of work experience who are interested in validating their expert-level knowledge of business-critical technologies.”
— by CompTIA Newsroom.
Embora esteja muito satisfeito com a CompTIA e suas certificações de entrada, confesso que sob determinados aspectos algumas delas deixam a desejar no quesito evolução e por isto, venho estudando bastante para obter certificações mais avançadas, como a Cisco CCNP ENCOR (Cisco Specialist). Não mais: em um breve comunicado em sua seção de notícias, a CompTIA anunciou o roadmap para uma nova linha de certificações, voltados para profissionais “de outro patamar”: eis, a Xpert Series! Previstas para serem lançadas no ano que vem (2024), teremos três novas credenciais: a CompTIA DataX, a CompTIA CloudNetX e a CompTIA SecurityX.
Como já podemos deduzir pelos nomes, a DataX será voltada para os especialistas em ciência de dados, se tornando uma progressão natural após a conquista da Data+. Já a CloudNetx, será designada para os arquitetos de redes e sistemas experientes e que que projetam e gerenciam infraestruturas de TI híbridas e complexas, sendo indicada para aqueles que já possuem a Network+ e a Cloud+. Por fim, a SecurityX, será destinada aos arquitetos de segurança, engenheiros de segurança sênior e outros responsáveis pela prontidão de segurança cibernética de uma organização, e nem é preciso dizer que ela está acima da Security+.
Destas, apenas a última não será uma nova certificação criada do zero e sim, a renomeação da atual (e complicada) CompTIA Advanced Security Practitioner (CASP+). Inclusive, aqueles loucos que já a conquistaram, terão as suas credenciais atualizadas e receberão de forma automática, a certificação SecurityX. Em geral, estas novas credenciais são designadas para os profissionais que possuem uma boa experiência no setor (+5 anos em atividade), além de promover esta categoria de profissionais que se esforçaram durante anos, para se tornarem preparados, competentes e capacitados acima da média!
Embora não tenha pretenção de conquistar alguma destas certificações (estou satisfeito com as que tenho), vou conferir os tópicos abordados, com o objetivo de me manter atualizado em relação as exigências do mercado de trabalho. Como já havia dito anteriormente, a CompTIA se destaca pela sua neutralidade (ao não promover os produtos, as tecnologias e os serviços de um determinado fabricante) e ao ser combinadas com as certificações de parceiros (como as linhas oferecidas pela Cisco, Microsoft, Furukawa, Red Hat, etc), elas são perfeitos para aqueles que desejam ingressar em uma carreira de TI e iniciar os seus estudos!
Mas por ora, vou continuar me dedicando ao CCNP ENCOR… &;-D