Computex 2021: O que esperamos da maior feira mundial de Tecnologia?

A Computex é uma grande feira mundial de Tecnologia, a qual é designada para a exposição de tecnologias, produtos e serviços dos principais fabricantes de Tecnologia & Eletrônica. Desde 1981, os eventos têm ocorrido em Taipei (China) todos os anos, ganhando bastante destaque em vista da grande quantidade (e qualidade) de expositores, que vão de pequenas e médias empresas locais a gigantes multinacionais. Mas infelizmente, devido a pandemia do Corona-Virus, não tivemos a edição de 2020…

“Computex 2021 is being held in June this year. However, instead of the usual first week of June timeline, the event will be spread across the entire month. The annual event was first shifted from June to September last year, before being completely cancelled due to the Covid 19 pandemic. Now in 2021, TAITRA, the body that organises the event every year hoped to make Computex 2021 an in-person event. However, due to cases popping up again in many parts of the world, the event has been forced to an all-virtual format like many other technology conferences this year.”

— by The Indian Express.

Embora houvesse uma grande expectativa ela retornar em 2021 no formato presencial, na prática isto se tornou improvável, em vista dos novos casos de infecção por COVID surgindo no mundo inteiro. Por isto, esta grande feira retornará este ano, porém adotando um formato totalmente virtual, além de trazer grandes mudanças em relação ao calendário de eventos: ao invés de acontecer durante uma semana, todo o evento será estendido para o mês inteiro (de 31/mai a 30/jun)! Os destaques vão para as maiores empresas de Tecnologia do mundo, como a Intel, a AMD, a ARM e a nVidia, as quais pretendem trazer as suas exposições logo no início da semana e por isto, existe uma grande expectativa em relação aos anúncios e lançamentos por parte destas empresas.

A Intel irá lançar uma nova linha de processadores baseados na arquitetura Tiger Lake-H, designada para o alto desempenho. Já a AMD não deixará por menos e irá destacar os grandes saltos computacionais oferecidos pelas novas arquiteturas de CPUs Zen 3 e 4, além das linhas de produtos baseadas nestas arquiteturas, bem como as novas placas gráficas baseadas na arquitetura RDNA 2. Quanto a ARM, ela se concentrará em sua visão e avanços feitos, em relação a Inteligência Artificial, através da palestra com o tema “Accelerating Ubiquitous Intelligence”. Por fim, a nVidia irá trazer as suas consagradas placas de vídeo da série Geforce RTX 30, com destaque para o segmento Ti.

A única feira de informática que tive a oportunidade de visitar, aconteceu no RioCentro, lá em 1999 (estou ficando velho). Lembro-me na época, da Apple ter apresentado os seus novos iMAC G3 e graças à esta feira, tive a oportunidade de tocar nestas máquinas, que já eram consideradas lendárias naquela época (mesmo com as dificuldades financeiras da empresa, numa realidade bem diferente se comparado aos dias atuais). Embora o formato do gabinete acoplado ao monitor não tenha sido algo inovador (já que a Compaq já havia lançado a linha Presario bem antes), o PC deskto da Apple se destacou pelo design arrojado e vivacidade das cores e transparência adotados!

Como diz o velho ditado: “se Maomé não vai até a montanha”… &;-D