Conceitos relacionados a negócios que todo líder de TI deve dominar…

Eis, a realidade: todo profissional e especialista em TI deverá ter uma boa noção do quanto a sua área de atuação gera impacto nos negócios da empresa, não importando se você faz parte do quadro de infraestrutura, desenvolvimento, banco de dados, segurança e outras afins! Inclusive, muitas destes profissionais estão sendo obrigados a lidar com a necessidade de conhecer outras áreas e adquirir competências e habilidades que até então, não se enquadravam na sua área de atuação. Para variar, esta também é a (dura) realidade dos líderes de TI…

“CIOs spoke to the criticality of their role in CIO.com’s 2023 State of the CIO survey, with 71% saying that they expect to devote a higher percentage of their time to business strategist work three years out. “They plan to focus on driving business innovation, developing and refining business strategy, identifying opportunities for competitive differentiation, and developing new go-to-market strategies and technologies,” the report states.”

— by CIO.

Também chamados de CIO (Chief Information Officer), este seleto grupo de profissionais é responsável tanto pela gestão da infraestrutura de TI, além dos recursos & serviços que ela oferece, quanto pela gestão das estratégias & negócios da empresa! Por isto, eles precisam dominar conceitos críticos de negócios para cumprir seu novo mandato de serem parceiros de negócios de seus colegas de liderança. Quais seriam estes conceitos? A CIO preparou uma lista bem interessante, provendo os 12 conceitos que todo líder de TI deve dominar!

Eis, a lista: 1) O que impulsiona cada área funcional; 2) Principais impulsionadores de negócios; 3) Princípios contábeis; 4) Finanças, mercados financeiros; 5) O impacto do ambiente geopolítico nos negócios; 6) Resiliência do negócio; 7) Estratégia como disciplina; 8) A ciência por trás da jornada do cliente; 9) Leis de privacidade de dados; 10) Agilidade para negócios; 11) Gestão enxuta; e 12) Local de trabalho centrado no ser humano. Em destaque, a necessidade de conhecer os princípios de diferentes áreas de atuação, que vão desde administração, passando por finanças, política, jurídica e até mesmo psicologia (a qual provavelmente deve ser a mais desafiante)!

Em suma: no geral, estes especialistas estão se tornando cada vez mais administradores de empresas, apesar da sua formação original ter sido voltada para a área de TI! Muitos deles, começam a trabalhar na área (desenvolvedores, administradores de redes, etc) e em um determinado momento da vida, decidem se tornar gestores de TI, moldando o seu perfil profissional para atender as exigências do mercado. Na maioria das vezes, são formados em Sistemas de Informação e obtém a pós-graduação e/ou o mestrado, na área de gestão. Já em outros casos (menos comum), são formados em administração de empresas e buscam as especializações na área de TI, para se enquadrarem como gestores.

Por fim, ainda tem aqueles que ingressão na gestão de TI “já de cara”… &;-D