Conferência do WordPress será pequena e somente para poucos convidados!

Em geral, a importância de uma conferência está íntimamente associada ao porte da instituição que a promove e divulga. No caso do WordPress, estamos falando do mais popular sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) do planeta, o qual é responsável por 40% dos sites do mundo inteiro! Por isto, até então acreditava que uma conferência patrocinada por ela seria algo colossal, com duração de vários dias, muitos representantes e participantes espalhados em todo o canto…

“WordPress announced that the application for Community Summit is now open. The 2023 Community Summit will be held August 22-23, 2023, in National Harbor, Washington, DC. The last Community Summit was held in Paris, France in 2017. The Community Summit is an intimate, in-person gathering of contributors from across the WordPress open-source project. Attendance will be determined based on an application and selection process.”

— by Cloud7.

Nada disso! A WordPress patrocinará a sua conferência, mas ao invés de um grande evento, este será hospedado como parte do tradicional WordCamp, que por sua vez irá acontecer em National Harbor, situado no Distrito de Washington (EUA). A Community Summit será realizada entre os dias 22 a 23 e para participar, somente algumas pessoas serão convidadas, com base em um processo de inscrição e seleção da instituição. Ao manter um grupo de pessoas pequeno e bem selecionadas, a idéia é criar um ambiente onde todos possam interagir e participar!

Para variar, a a equipe organizadora visa reunir diversas representações de todo o projeto, incluindo colaboradores novos e experientes de várias regiões, com o objetivo de promover um encontro diversificado e inclusivo, além de um espaço seguro e encorajador para estes ilustres selecionados. Inclusive, ela conta até mesmo com programas de assistência em viagens, para garantir que nenhum colaborador convidado não possa comparecer, por motivos financeiros!

Por fim, o WordPress também realizou uma chamada para definir os tópicos a serem abordados, antes mesmo de pedir para as pessoas que se inscrevessem para participar. Identificando os tópicos que são relevantes no momento (com base nos interesses dos participantes convidados), além de misturar colaboradores de longa data com os mais novos (que ainda não tiveram a oportunidade de fazerem a sua contribuição), certamente trará uma nova dinâmica para o evento!

Uma pena que já teve uma no Brasil e nem sequer postei sobre o assunto… &;-D