A Valve lançou o seu console portátil Steam Deck e graças ao seu grande sucesso, outros fabricantes decidiram entrar no mercado, trazendo também outros dispositivos tão bons (ou até mesmo melhores) que o próprio Steam Deck! No geral, estes novos aparelhos apresentam especificações de hardwares superiores, já que foram concebidos posteriormente e por isto, puderam contar com componentes mais avançados. Ainda assim, o Steam Deck continua sendo considerado o melhor da sua categoria, graças a sua excelente qualidade de construção, além da boa usabilidade e do conforto proporcionado…
“Lenovo is working on a gaming handheld called Legion Go, which might be the best on-the-go gaming device yet! And if you think this is just another rumor like Lenovo’s Legion Play from a few years back (as we also did), think again. We’ve obtained some super exclusive images with the device, which looks fantastic! Before we go into more detail, let’s circle back a bit. Handheld gaming was and still is a controversial topic for some time now because it has to fill in a very important gap: between a gaming PC/gaming console and your mobile phone…”
— by Windows Report.
Mas no que depender da Lenovo, este cenário vai mudar: segundo um recente vazamento, a empresa irá lançar o Legion Go, que por sua vez tem de tudo para ser o melhor console portátil x86 do mercado! Segundo Vlad Turiceanu (editor-chefe do Windows Report), o novo produto possui algumas vantagens em relação aos demais aparelhos já lançados, destacando-se a disponibilidade de controles joy-con removíveis (tal como no Nintendo Switch), uma generosa tela LCD de 8 polegadas e um trackpack (tal como no Steam Deck). Por um lado, não gostei muito do arranjo dos joysticks e seus respectivos botões; mas por outro, confesso que esta adição é bem vinda, já que possibilitará a sua troca em caso de defeitos.
Já em relação a performance, acredita-se que ele será um console portátil e capaz de atender as demandas computacionais dos jogos mais modernos “AAA”, pois além de (provavelmente) contar com os novos SoCs Phoenix da AMD, ele também terá um sistema de exaustão mais sofisticado! Já em relação a este último aspecto, isto pode ser algo tanto positivo quanto negativo, já que se por um lado ele será capaz de lidar com SoCs mais potentes, por outro a autonomia da bateria certamente será limitada devido ao alto consumo do dispositivo. Sem contar o nível de ruídos…
Por fim, o novo console terá alguns gatilhos traseiros adicionais, além de botões dedicados para a regulagem do volume (alguns consoles disponíveis não possuem estas opções). A sua traseira também terá um suporte para deixá-lo em pé, possibilitando apoiá-lo em uma mesa para jogar, além de duas portas USB tipo C (uma na parte superior e outra na parte inferior). Por fim, um slot micro-SD estará disponível, para expandir a capacidade de armazenamento do dispositivos. No entanto, não há menção alguma em relação a disponibilidade de uma saída HDMI.
Pessoalmente, estou muito satisfeito com estas ofertas de consoles portáteis. Porém, acredito que estes dispositivos deveria vir com bons SoCs ARM, além de utilizar sistemas operacionais baseados no Android. Em geral, os consoles portáteis têm uma pegada mais casual e se encaixariam melhor no contexto dos jogos voltados para os dispositivos móveis, além de poderem contar com títulos otimizados para esta classe de dispositivos. Além do mais, também privilegiariam a autonomia da bateria, que por sua vez é outro componente fundamental para as boas experiências que eles podem proporcionar!
Inclusivo, estou até pensando em adquirir um Anbernic da vida… &;-D