Diferente do Windows, os sistemas baseados em Linux dispõem de várias interfaces gráficas, as quais vão das mais simples e que oferecem um conjunto bem básico de recursos e funcionalidades como o BlackBox, o IceWM e o WindowMaker, para as mais complexas, que entregam uma solução de ambiente desktop completa, como o KDE, o GNOME e o Xfce (sem contar ainda as adaptações que são feitas, como o Unity e o Cinnamon). O problema do grande número de opções, é que muitas vezes acabam mais confundindo do que ajudando os usuários mais novos…
“We are happy to introduce the new Maui Shell. The objective of Maui Shell is to deploy a convergent desktop shell with different form factors, from mobile phones and tablets to desktop computers. Maui Shell will adapt to various form factors, and there’s no need for multiple versions targeting different form factors. This blog post will cover some details of the shell design and architecture. Maui Shell is a convergent shell for desktops, tablets, and phones.”
— by Nitrux.
E o Tux terá mais uma: eis, o Projeto Maui Shell! Diferente das demais opções, a sua principal característica está no fato de suportar praticamente qualquer tipo de tamanho e formato de tela! Como a própria página oficial a descreve, ela será uma interface convergente para desktops, tablets e smartphones, feita para funcionar bem independente do dispositivo, sem a necessidade de realizar customizações e/ou adaptações direcionadas para cada classe. Basicamente, ela será uma interface universal (ou ao menos, este é o objetivo do projeto)!
O Maui Shell também será composto de duas partes, na qual o Cask será o contêiner de shell e modelos de elementos, como painéis, pop-ups, cartões, entre outros, ao passo que o Zpace será o compositor, que por sua vez é o seu layout e coloca as janelas ou superfícies no contêiner do Cask. Apesar destes componentes (e suas funções estarem bem definidas), o anúncio também deixa bem claro que o projeto ainda se encontra em desenvolvimento ativo e por isto, muitas coisas podem mudar ao longo do caminho.
Apesar disto, será possível testá-la através da distribuição Nitrux, a qual terá inclusa uma prévia (demonstração) desta nova interface, na próxima edição deste sistema. Assim, os seus usuários poderão fazer testes do trabalho feito e promover feedbacks, para que os desenvolvedores do projeto possam realizar as melhorias e as correções desejadas, conforme os relatos destes usuários. Obviamente, esta versão de testes terá poucos recursos (muitos inacabados) e alguns bugs, o que inviabilizará a sua utilização em ambientes de produção.
Confesso que não estou muito empolgado com o anúncio desta nova interface. PCs desktops, tablets e smartphones, são dispositivos que se diferem bastante não só nas especificações de hardware e tamanho de telas, como também na sua forma de utilização, o que irá demandar modos distintos de usabilidade. Já tivemos interfaces que tentaram ser adaptáveis tanto para equipamentos de mesa quanto portáteis e em geral, elas conseguiam atender bem a apenas uma das categorias de dispositivos, deixando a desejar no outro. Acaso, lembram-se do Windows 8?
Seja como for, desejo boa sorte! &;-D