Se já não bastasse a superioridade do sistema operacional em extrair o máximo do hardware para a execução de jogos (mesmo compilado para o Windows), o SteamOS também oferece uma interface gráfica otimizada para esta classe de dispositivos, além de uma série de recursos que tornam a sua usabilidade muito superior, se comparado com a interface tradicional do Windows 11. Por isto, a Microsoft estabeleceu uma parceria com a ASUS, para integrar uma interface “estilo Xbox” em seu console portátil e assim, oferecer uma experiência mais integrada…
“Lenovo Legion Go 2, the Windows-based gaming handheld announced last week at IFA Berlin, will get the new Xbox interface present on the Asus ROG Xbox Ally devices. The Legion Go 2 will be the first handheld outside Asus to come with the custom OS experience that aims to keep Windows operations in the background, Lenovo confirmed Friday after the revealing the device. The Xbox full-screen experience, announced alongside the ROG Xbox Ally handhelds, will come to Lenovo’s new handheld next year.”
— by Gadgets 360.
Porém, esta novidade não ficará restrita apenas aos consoles da ASUS: a Lenovo confirmou que o seu novo console portátil Legion Go 2, será um dos primeiros dispositivos (além da linha ASUS ROG Ally) a receber a “Experiência de Tela Cheia do Xbox” (Xbox Full-Screen Experience), para oferecer uma melhor usabilidade para esta classe de dispositivos. O anúncio foi feito durante a IFA 2025 em Berlim. Embora o console seja lançado em outubro, o recurso de interface de usuário (UI) da Microsoft não estará disponível de imediato, e os usuários terão que esperar até a primavera de 2026 para que ele chegue ao dispositivo.
A experiência em questão é uma interface simplificada e otimizada para consoles portáteis baseados em Windows, como é o caso do Legion Go 2. O objetivo é oferecer uma experiência mais parecida com a de um console, permitindo que os jogadores inicializem diretamente em uma interface dedicada ao jogo, sem ter que passar pela área de trabalho completa do Windows. A Microsoft afirma que essa nova UI é mais leve, libera recursos do sistema e (em tese) melhora o desempenho dos jogos. A ASUS ROG Ally e sua nova variante ROG Ally X, receberão o recurso em outubro, meses antes da Lenovo.
Além do novo recurso de software, o Legion Go 2 chega com várias melhorias de hardware em relação ao seu antecessor (outro excelente aparelho). Ele possui uma tela OLED de 8,8 polegadas com resolução WUXGA, uma taxa de atualização de 144Hz e uma bateria 50% maior. Os controladores destacáveis TrueStrike também foram redesenhados e aprimorados. O preço de lançamento é consideravelmente mais alto do que o do modelo original, com o preço inicial em torno de US$1.100.
Valve SteamOS ou Microsoft Windows 11 “Xbox Interface Edition”? Eita… &;-D