Da série “lembro-me como se fosse ontem”, há muitos anos estava em um debate com alguns colegas universitários sobre a ascensão dos SoCs ARM e a possível concorrência com os processadores x86, no segmento da computação pessoal. Na época, a grande maioria sequer acreditavam que as soluções ARM seriam capazes de rivalizar em termos de performance, com as soluções x86 disponíveis no mercado! “Remando contra a maré”, apostava na ARM em virtude de sua arquitetura baseada no uso de instruções mais simples (RISC), combinado com o baixo consumo de energia, embora exigisse mais esforços para prover softwares compatíveis…
“Microsoft has just kicked off a new wave of Windows PCs powered by Snapdragon X Elite, with “Copilot+ PCs” available for pre-order starting today from several brands. Here’s a full list of what’s coming and when. Snapdragon X Elite was first announced in late 2023 as a promising new ARM-based chipset for Windows laptops. In the time since, a lower-power version, Snapdragon X Plus, was also announced. The two chips both have a heavy AI focus with powerful NPUs built in, but they’re also more powerful than the ARM chips we’ve seen on Windows in the past. According to Microsoft, Windows laptops powered by Snapdragon X Elite will be more powerful than the M3-powered MacBook Air, Apple’s latest laptop.”
— by 9to5Google.
Nos anos seguintes, vimos as soluções ARM não só manterem o seu espaço no segmento de dispositivos móveis sem maiores ameaças, como também avançar nos segmentos voltados para a alta performance computacional, como é o caso das estações de trabalho, servidores e datacenters. A Apple inaugurou uma nova era com o lançamento dos SoCs Apple “M” e subsitituiu gradualmente os poderosos processadores Intel Core por soluções próprias que, além de entregarem uma performance superior, ainda promovem um baixíssimo consumo de energia! Obviamente, outros fabricantes passaram a seguir o mesmo caminho e agora, será a vez da Qualcomm com os seus novos SoCs Snapdragon X Elite e Plus.
Eis a lista completa para os novos portáteis que serão lançados ainda este ano:
- Microsoft Surface Laptop e Pro a partir de $999 (Best Buy);
- Samsung Galaxy Book 4 Edge a partir de $1,349 (Best Buy);
- Lenovo Yoga Slim 7x a partir de $1,199 (Best Buy);
- Lenovo ThinkPad T14s Gen 6 a partir de $1,699 (Lenovo);
- HP Omnibook X AI PC a partir de $1,149 (Best Buy);
- HP EliteBook Ultra G1q AI PC a partir de $1,699 (HP);
- Asus Vivobook S 15 a partir de $1,299 (Asus);
- Dell XPS 13 a partir de $1,299 (Best Buy);
- Dell Inspiron 14 Plus a partir de $1,099 (Best Buy);
- Acer Swift 14 AI a partir de $1,099 (Acer);
- Dell Inspiron 14, Latitude 7455 e 5455.
Se não bastassem a boa quantidade e variedade de equipamentos “pau para toda a obra” (embora a maioria sejam caros, por se tratar de produtos de grife), ainda teremos estações de trabalho a serem lançados posteriormente sob a denominação de “PCs Copilot+”. Estas por sua vez, deverão ser equipados com soluções que possuam poderosas CPUs e GPUs combinados com NPUs capazes de oferecer +40 TOPS de performance, para lidar com aplicações e serviços que utilizem a Inteligência Artificial, para serem rodadas localmente. As soluções da Qualcomm (SoCs Snapdragon X Elite e Plus) já estão preparadas para lidar com essas demandas!
Em tempo: será que neles, vai rolar uma instalação dual-boot? &;-D