… processador dotado de apenas dois núcleos! Diferente da AMD, a Intel irá promover o aumento da quantidade de núcleos para as suas novas linhas de CPUs. Além do futuro Intel Core i3 de 14a. geração dispor de 6 núcleos de performance (Meteor Lake, P-cores), as demais CPUs da linhas de baixo custo (N100 e N200) possuem apenas 4 núcleos, diferenciando-se apenas pela velocidade de clock e números de unidades de execução dos seus IGPs, além de utilizarem exclusivamente as arquiteturas voltadas para a eficiência energética (Gracemont, E-cores)…
“Putting aside the perplexing name, this launch is an anticipated upgrade from the Pentium Gold G7400, which was left untouched during the 13th Gen Core series update. While Intel’s entry-level CPU offering for desktops hasn’t undergone substantial enhancements, the mobile release of the Alder Lake-N series did introduce an Efficient core design. This design has already found its way into numerous Mini-PCs and embedded systems.”
— by VideoCardZ.
Por isto, acreditava que as próximas CPUs de baixo custo teriam basicamente as mesmas especificações, decretando assim o fim das CPUs dual-core, tal como conhecemos . Mas para a minha surpresa, este não será o caso da futura CPU Intel 300 (sem o “N”): esta nova unidade não só irá contar com apenas dois núcleos, como também será baseado na atual arquitetura Alder Lake, que por sua vez é voltada para entregar a máxima performance (P-cores). Por isto, o seu TDP terá um valor relativamente alto, se comparado com as demais CPUs desta série: 46 Watts!
Segundo chi11eddog (responsável pelo vazamento), esta nova CPU será designada para substituir as antigas CPUs Intel Pentium Gold e tal como elas, irá dispor da capacidade de processar 2 threads por núcleo, totalizando 4 núcleos lógicos. A sua frequência de base será 3.9 GHz e diferente das demais CPUs da Intel, ela não terá suporte para a tecnologia Turbo Boost. Por fim, a quantidade de memória cache L3 se manteve no mesmo patamar: 6 MB! Dada as “estranhas” especificações técnicas e a nova nomenclatura adotada, pode-se dizer que esta é a CPU mais “alienígena” da empresa, por se situar “perdida” entre as séries N e Core!
O novo Intel 300 estará disponível ainda este ano e em vista do seu TDP, ele certamente deverá ser utilizado em PCs desktops de baixo custo. Inclusive, a Intel já possui uma outra unidade de entrada, dotada de uma nomenclatura “parecida”: eis, o Intel Core i3-N300! Esta por sua vez, é uma CPU dotada de 8 núcleos eficientes (E-core), com uma frequência de base de 1.8 GHz (até 3.8 GHz em modo turbo) e TDP de apenas 9 Watts, sendo designada para equipar os ultra-portáteis. Em tese, ela poderia entregar a mesma performance mas na prática, só saberemos após a execução dos devidos testes de desempenho (benchmark).
Mas não vou me surpreender, se os novos PCs desktops da Positivo… &;-D