… de vídeo intermediárias com apenas 8 GB de memória VRAM! Há algumas semanas, fiz algumas postagens sobre as discussões relacionadas as exigências dos jogos atuais (e futuros), destacando a quantidade de memória VRAM ideal para rodá-los com um desempenho satisfatório. Para muitos, 16 GB seria a quantidade ideal para garantir que ao menos, ela possa trabalhar com mais folga ao passo que para outros, 8 GB continua sendo suficiente para dar conta do recado…
“Recent sales figures from German retailer Mindfactory reveal a striking consumer preference for Nvidia GeForce RTX 5060 Ti 16GB over its 8GB sibling. This trend seems apparent elsewhere, also bridging with AMD Radeon RX 9060 XT too, where buyers are opting for the higher VRAM GPU variants when possible. According to Mindfactory’s data, customers have purchased 1,675 units of RTX 5060 Ti 16GB compared to a measly 105 units of RTX 5060 Ti 8GB. That translates to sales 16 times greater than the 8GB model.”
— by Club 386.
Mas pelo visto, as edições de 16 GB estão vencendo esta batalha: dados recentes de vendas da varejista alemã Mindfactory mostram uma preferência clara dos gamers pela placa NVIDIA GeForce RTX 5060 Ti de 16 GB em relação à versão de 8 GB. Foram vendidas 1.675 unidades da versão de 16 GB contra apenas 105 unidades da de 8 GB, estabelecendo assim uma diferença de 16 para 1. Essa grande diferença sugere que os compradores estão priorizando uma placa mais preparada para o futuro (com mais VRAM), mesmo pagando cerca de €70 (~R$ 420) a mais.
Tirando a capacidade de VRAM, as duas versões são idênticas em especificações. No entanto, mesmo custando algo em torno de 13 a 16% a mais, a versão de 16 GB é muito mais atraente. Jogos modernos e recursos como path tracing e DLSS exigem mais memória de vídeo, o que a versão de 16 GB consegue suportar melhor. Já a de 8 GB tem dificuldades em alguns casos e pode até travar em cenas mais pesadas. Apesar de os dados da Mindfactory refletirem o comportamento de quem monta seu próprio PC na Europa, o padrão parece ser global. Varejistas nos EUA, como a Newegg, mostram preços parecidos e sugerem comportamento semelhante.
Porém, grandes fabricantes e montadoras de PCs (como Dell, HP e Lenovo) ainda preferem usar a versão de 8 GB em computadores pré-montados, provavelmente para economizar custos. Essa tendência não se limita à NVIDIA. A AMD Radeon RX 9060 XT de 16 GB também vende bem mais do que a versão de 8 GB, uma incrível diferença de 30 para 1. Está claro que os jogadores entenderam que 8 GB de VRAM está se tornando insuficiente e se os fabricantes continuarem ouvindo o mercado, é provável que placas com pouca VRAM sejam deixadas de lado nas próximas gerações, embora ainda possam aparecer em PCs mais baratos e prontos para uso.
Apesar de tudo, ainda acredito na viabilidade das edições de 8 GB, especialmente se elas forem usadas em definições Full HD, para rodar jogos com ênfase na performance (60 FPS sem RTX) ao invés da qualidade (30 FPS com RTX). Além disso, deveremos levar em consideração que a baixa procura destas edições, certamente irá forçar as lojas a promover descontos vantajosos para os usuários. Por fim, também não podemos ignorar que esta é a realidade do mercado europeu, que por sua vez é bem diferente dos mercados situados em países em desenvolvimento (para os quais, o custo pode ser um fator decisivo para a aquisição de produtos).
O duro seria comprar uma placa com incríveis 24 GB e sofrer depois com ela… &;-D