… nas quais ele trabalhava: a NGINX Inc. (fundada por ele e seus parceiros, para explorar comercialmente o servidor WEB de código-aberto) e a F5 Network (dona da NGINX Inc.). Dentre os motivos que o levaram a tomar esta decisão, estão a disponibilidade de mais tempo para poder ficar com a sua família, além de poder se dedicar mais a outros projetos pessoais. Embora ele não seja tão queridinho popular quanto as demais personalidades do Software Livre, Igor Sysoev é responsável pela criação e desenvolvimento de um dos softwares mais importantes para a Internet…
“With profound appreciation and gratitude, we announce today that Igor Sysoev – author of NGINX and co‑founder of NGINX, Inc. – has chosen to step back from NGINX and F5 in order to spend more time with his friends and family and to pursue personal projects. Igor began developing NGINX in the spring of 2002. He watched the meteoric growth of the early Internet and envisioned a better way to handle web traffic, a novel architecture that would allow high‑traffic sites to better handle tens of thousands of concurrent connections and cache rich content such as photos or videos that was slowing down page loads.”
— by NGINX blog.
O NGINX é um servidor WEB de código-aberto lançado em 2004, que se difere do Apache por dispor de uma arquitetura de alta performance e boa flexibilidade, sendo otimizado para lidar com um grande número de requisições simultâneas (na casa de dezenas de milhares) e caches ricos em conteúdos (fotos & vídeos), além de acelerar o carregamento das páginas hospedadas nos servidores de hospedagem. Para se ter uma idéia da sua importância, atualmente ele é o mais popular servidor WEB do planeta, abocanhando generosos 33% do mercado, sendo seguido de perto pelo Apache, que por sua vez possui uma bela fatia de 31% do mercado. Até então, o Apache era absoluto e liderava neste mercado!
Apesar de trabalhar como administrador de sistemas, Igor Sysoev também era desenvolvedor de software no seu tempo vago e resolveu trabalhar em um novo projeto (que se tornaria futuramente o NGINX), com objetivo de oferecer uma alternativa ao Apache HTTP Server, que na época tinha algumas limitações para lidar com o grande número de requisições simultâneas. E o resto da história, já conhecemos: anos depois, o NGINX foi lançado como um software de código-aberto (sob os termos da licença BSD) e evoluiu bastante em um curto espaço de tempo, se tornando um software bastante funcional e versátil, além de ser adotado massivamente por grandes empresas e administradores em geral.
Igor Sysoev também fundou uma empresa para tirar proveito comercial do NGINX, a qual foi muito bem aceita e obteve um grande sucesso, graças a promessa de manter a integridade da versão de código aberto do NGINX e a sua licença permissiva. E a empresa prosperou muito, graças a comercialização de módulos proprietários, os quais adicionavam recursos e funcionalidades ao servidor WEB, para os clientes que os desejassem. Assim, ela não só teve grandes faturamentos, como também promoveu uma simbiose perfeita com o Software Livre! Tempos depois, a NGINX Inc. foi adquirida pela F5 Network, sendo agregada ao seu portfólio de produtos e serviços.
Parabéns, Igor Sysoev! Espero que você seja feliz nesta nova fase de sua vida, pois apesar de não ser tão bajulado popular quanto as grandes figuras do Software Livre, os seus feitos e contribuições lhes dão créditos mais que suficientes, para colocá-lo entre estes grandes nomes. Também espero que saiba que o NGINX foi muito útil para mim, nos cursos de TI sobre Linux & Software Livre que ministrava para os meus estudantes. Neles, eu promovia atividades práticas para a implantação de servidores WEB, solicitando a realização de pesquisas sobre os servidores mais populares, além de dar-lhes a opção por qual escolher, para instalar e configurá-los em sistemas hospedados em máquinas virtuais. Em geral, estas aulas eram muito proveitosas!
E adivinhe qual deles era o mais escolhido? &;-D