Se existe uma linguagem de programação que me encantou pela sua simplicidade, facilidade e objetividade, esta é Python! Tão boa, que se tornou uma das linguagens mais populares do mercado, superando grandes nomes como Java e C/C++ em termos de preferências, além de se tornar a linguagem número #1 para a utilização em SDN (Software-Defined Network), em processos de automação e orquestração. Por isto, não me admiro em saber que muitos cursos estão sendo oferecidos em várias plataformas e instituições de ensino, além de ser um dos principais requisitos novos profissionais de TI…
“Python programming comes to Skills for All, through our collaboration with OpenEDG Python Institute. The Python Essentials 1 course releases first, featuring 30 hours of self-paced content aligned to the PCEP – Certified Entry-Level Python Programmer. The Python Essentials 2 course aligns to the PCAP – Certified Associate in Python Programming certification and will be released shortly.”
— Cisco Network Academy.
A Cisco lançou há algum tempo a Skills for All, uma iniciativa na qual ela oferece cursos onlines gratuitos para os estudantes, que almejam se tornarem futuros profissionais de TI. Apesar de serem cursos básicos e de caráter introdutório, a quantidade e a qualidade de ofertas apresentada é muito boa. E se porventura estes estudantes quiserem se aprofundar ainda mais, ela também oferece cursos mais completos (e extensos) através de sua academia oficial, em parceria como várias instituições de ensino (uma delas é o próprio SENAC Rio). E agora, esta iniciativa terá mais um curso em sua grade, voltado para a programação: o Python Essentials!
Desenvolvido em parceria com o Python Institute, o novo curso será oferecido em duas partes e a primeira delas já se encontra disponível em seu catálogo, com uma duração prevista para algo em torno de 30 horas. Já a segunda parte, ela será disponibilizada em breve, conforme anunciado na seção de notícias da Cisco Netacad. Vale lembrar que este novo curso está alinhado com os requisitos exigidos, para obter a certificação PCEP (Certified Entry-level Python Programmer), embora tenha uma duração relativamente curta. Até o presente momento, ele se encontra disponível apenas no idioma inglês, embora muito provavelmente será traduzido em um futuro não muito distante.
Fiz recentemente o curso PCAP (Programming Essentials in Python), que por sua vez é disponibilizado pela Cisco em sua plataforma Netacad e voltado para os instrutores na modalidade auto-didata (self-learning). Já vou adiantando: ele “é brabo” (bom pra c******)! Completei apenas 3 dos 4 capítulos iniciais e resolvi dar uma pausa, em vista da necessidade de atender a outros compromissos, além de já ter adquirido uma base necessária para iniciar outro curso: o DevNet (esse é “mais brabo” ainda). Em algum momento ainda este ano, pretendo voltar para este curso e concluir todos os seus módulos, com o objetivo de dominar esta linguagem de programação, já que ela se tornou um dos requisitos essenciais para a SDN, conforme já havia comentado anteriormente.
Então, o que estão esperando? Aproveitem, pois é “de grátis”! &;-D