Cyberpunk 2077: fim da linha para este incrível RPG? Pois a partir…

… de agora, não teremos mais melhorias para as novas atualizações! Lançado em 2020 após grandes expectativas por parte da comunidade de jogadores e da mídia especializada (especialmente após o grande sucesso dos títulos da série “The Witcher”), a nova IP do estúdio CD Projekt Red sofreu bastante no início, em vista dos inúmeros problemas técnicos apresentados pelo jogo em questão. Porém, a sua equipe de desenvolvimento não só realizou grandes esforços para corrigir tais problemas, como também acrescentou muitas novidades para ele e no final das contas, tornou Cyberpunk 2077 um excelente jogo…

“CD Projekt Red’s finally done with Cyberpunk 2077 and after three-and-a-half years, we’d say it’s about damn time! Starting life as one of the most hyped games, to failing miserably at launch, and then finally becoming arguably one of the best open-world RPGs on PC and console. Of course, getting to that point took a lot of time, effort, and money, but we’re glad it all turned out good in the end. Suffice to say, Cyberpunk 2077 has quite the redemption arc.”

— by Club 386.

As atualizações iniciais (até a 1.3) foram responsáveis por proverem diversas correções e otimizações, além de melhorar vários aspectos relacionados a sua interface e a jogabilidade, bem como uma série de ajustes para as atividades (quests) propostas pelo jogo. Já as atualizações posteriores (a partir da 1.5), trouxeram várias novidades relacionadas a adição de conteúdos diversos (inclusive, com pequenas DLCs gratuitas), o suporte para a tecnologia Ray-Tracing e o suporte para nova geração de consoles. Por fim, as últimas atualizações (a partir da 2.0) foram responsáveis por prepará-lo para suportar a nova DLC Phantom Liberty, entre outras melhorias, personalizações, otimizações e correções.

Mas infelizmente, não teremos mais novidades para este respeitável RPG: Gabe Amatangelo (diretor responsável pelo título) deixou claro em uma entrevista que Cyberpunk 2007 “está concluído” e que a partir de agora, ele terá somente as correções de falhas. No entanto, ele também deixou no ar que os desenvolvedores “não resistem em adicionar mais coisas”, sugerindo que as futuras atualizações ainda podem trazer pequenas novidades, desde que estas sejam fáceis de integrar, não sejam de alto risco e que também não afetem o orçamento da empresa. Por fim, ele também declarou que estes profissionais possuem outras responsabilidades e por isto, não devem ficar distraídos com estes pequenos adendos para o RPG.

Então, deveríamos nos direcionar para as modificações não oficiais?

Em geral, gosto de curtir novamente os mesmos títulos que apreciei, optando pelo modo “complecionista” na primeira vez e anos depois, volto apenas para curtí-los novamente, sem o compromisso de concluir todas as histórias (focando-se apenas em rever as histórias principais), suas atividades e desafios. E sabendo que durante este intervalo de tempo, serão feitas várias melhorias (inclusive, com remasterizações), o fator replay certamente se tornará ainda mais interessante. Não raro, prefiro curtir apenas os jogos-base na primeira vez e anos depois, fazer as atualizações e adquirir as DLCs e outros conteúdos relacionados, para que finalmente possa me despedir destes amados clássicos!

À excessão fica por conta do Quake (pois perdi as contas do quanto o joguei)… &;-D