De volta aos tempos em que era um feliz usuário de smartphones da…

… Motorola? Já tive alguns smartphones que utilizavam o sistema operacional Android, antes de migrar para a plataforma da Apple. Dentre eles, os que mais me deixaram satisfeito foram os aparelhos da Motorola, em vista da sua proposta de entregar o “Android Puro” (sem bloatwares e com poucas modificações na interface): O Defy Mini (2012), o RAZR D1 (2013) e o Motorola E (2014). Porém, todos eles deixaram bastante a desejar em vários quesitos e por isto, acabei trocando-os em um curto período de tempo, até desistir de vez dos Androids…

“Motorola offers three years of OS updates and four years of security patches for its best Android phones, but this tapers off significantly for the brand’s cheaper phones. Now, the company has revealed its first phone with five years of OS upgrades. Motorola revealed that the Edge 50 Neo will launch in India on September 16, coming a few weeks after the European launch. But the phone’s Flipkart listing also notes that the handset will come with five years of Android OS updates and five years of security patches. Check out the screenshot below.”

— by Android Authority.

Mas agora, sabendo que a Apple não irá mais disponibilizar iPhones compactos (com telas abaixo de 6″, como era o caso da linha SE e das edições Mini que foram descontinuadas), o meu interesse pelos Androids aumentou ainda mais! Além de contar com hardwares de boa qualidade, tanto o Google quanto os demais fabricantes vêm promovendo a longevidade dos seus dispositivos, ao oferecer as atualizações de sistema por um período maior (embora estas sejam exclusivas para os modelos mais badalados). Não mais: classificado como um dispositivo “super-intermediário”, o novo Motorola Edge 50 Neo terá até 5 anos de atualização, em contraste aos 3 anos de correções pontuais para os aparelhos mais modestos!

Dotado de um SoC MediaTek Dimensity 7300 octa-core (4x ARM Cortex-A78 e 4x ARM Cortex-A55), tela OLED (LTPO) de 6.4″, 8 a 12 GB de memória RAM, 256 ou 512 GB de armazenamento, bateria de 4.310 mAh (com suporte para o carregamento sem-fio) e câmeras de 50 MP (principal), 32 MB (selfie), 13 MP (ultrawide) e 10 MP (tele-objetiva de 3x), o Motorola Edge 50 Neo não é uma aparelho tão “intermediário” assim e muito menos, “barato”: o seu valor inicial é de 499 euros (550 dólares), posicionando-o como um dispositivo que se situa logo abaixo dos modelos avançados. No entanto, os modelos avançados já passam da casa dos 800 dólares.

Se um dia, optar por retornar para os Androids, ainda vou buscar os modelos mais compactos, já que este foi o principal motivo pelo qual, optei pelos aparelhos da Apple (o iPhone SE de primeira geração possui uma tela de apenas 4″). E em vista de não ter mais à disponibilidade das edições Mini, resolvi comprar um iPhone 12 “tradicional” para ver se conseguia me adaptar a ele (também não consegui efetuar a compra do iPhone SE de terceira geração, com tela de apenas 4.7″). A verdade é que simplesmente não consegui e ficar carregando esse trambolhão, me incomoda muito!

Quem sabe, eu possa buscar um aparelho aos moldes do Unihertz Jelly Max? &;-D