Já escrevi em uma coluna, sobre a importância do LibreOffice em minha vida (profissional). Por ser um “linuxer de carteirinha”, mas consciente de que um PC desktop PRECISA de bons aplicativos para ser útil e funcional, dispor de uma boa suíte de escritório e o seu leque de ferramentas, seria fundamental para a manutenção do Linux com o meu sistema operacional padrão. Desde então, venho utilizando o LibreOffice em meus desktops e acompanhando o seu desenvolvimento. Para a minha felicidade, a versão 7.0 já está chegando!
“LibreOffice 7.0 will be released as final at the beginning of August, 2020 being LibreOffice 7.0 Beta1 the second pre-release since the development of version 7.0 started in the beginning of June, 2019. Since the previous release, LibreOffice 7.0 Alpha1, 831 commits have been submitted to the code repository and 179 bugs have been fixed. Check the release notes to find the new features included in LibreOffice 7.0.” — by LibreOffice QA Blog.
Analisando brevemente as notas de lançamento, as novidades são de cunhos mais técnicos e (aparentemente) não geram tanto impacto geral em termos de uso, a ponto de justificar a nova versão como “major release” (a meu ver, 6.5 seria ideal). Porém, desde a versão 6.0, as “minors releases” têm agregado bastante recursos e funcionalidades, que praticamente torna a versão mais atual bem “diferenciada”. Só fico triste mesmo é em saber que em termos visuais, o layout tradicional vai ser preservado (pois estava na expectativa de que fosse adotado um novo arranjo da interface, tal como a Ribbon da Microsoft). Ainda assim, a sua interface não deixa de ser prática e funcional.
Pena que não há uma versão online desta suíte… &;-D