Dry Studio irá lançar um novo teclado mecânico, com design inspirado…

… em um carro da Lamborghini que adota o mesmo nome: eis, o Black Diamond 75! Designado para atender ao mercado de games e ao mesmo tempo, oferecer uma experiência agradável para a digitação, o novo teclado mecânico possui uma série de diferenciais em relação aos demais periféricos do mercado, destacando-se o fato de ser o primeiro que faz o uso de um sistema baseado em mola de lâmina, além de oferecer conectividade de baixa latência para a faixa de 2.4 GHz…

“DRY STUDIO, a startup consumer technology brand that aims to bring advanced niche designs to global users at an approachable price, is releasing its first product with the Indiegogo launch of the new Black Diamond 75. As the world’s first mechanical gaming keyboard with leaf spring mount, the Black Diamond 75 will bring a striking balance between esports capability and typing experience to the masses, with features such as low-latency 2.4G…”

— by TechPowerUp.

A começar pela construção, o Black Diamond 75 utiliza uma combinação de fibra de carbono real (carbono) ou alumínio prateado anodizado (mithril) e acrílico PMMA, os quais são polidos à mão, para obter a estética e a dureza desejada, similar a encontrada nos veículos esportivos. Além disso, ele integra um suporte para as palmas das mãos, além de uma leve inclinação de 7 graus para um melhor conforto de digitação. Como já havia dito anteriormente, o dispositivo possui um sistema baseado em mola de lâmina, o que lhe proporciona uma boa flexibilidade e de quebra, também torna a digitação mais agradável. Tais lâminas são confeccionadas em aço inoxidável (edição Carbon) ou em cobre de fósforo (Edição Mithril).

Já em relação a personalização, o Black Diamond 75 permite aos usuários realizar a troca das teclas, dos switches e dos estabilizadores, os quais são designados de acordo com o modelo do teclado (Carbon ou Mithril). Os switches foram feitos em parceria com a Gateron e se destacam por apresentarem um curso de atuação de apenas 1mm, com uma resposta ultra-rápida, de alta precisão e mínima vibração, além da força de atuação de 40gf e a força de fundo de 45gf. Eles utilizam uma liga de alta qualidade e possuem uma vida útil de +/- 80 milhões de atuações! Para garantir a máxima consistência, os switches são lubrificados de fábrica.

Por fim, a conectividade e a autonomia do Black Diamond 75 possuem algumas particularidades interessantes. No primeiro caso, ele oferece uma latência inferior a 2 ms, seja através de uma conexão wireless de 2.4 GHz ou Bluetooth 5.1, além de utilizar cabos USB (tipo C) para a sua conexão via cabo. Ele possui uma taxa de varredura de 2.000 Hz e uma taxa de pesquisa de 1.000 Hz (em 2.4 GHz). Para garantir a máxima autonomia, o dispositivo é equipado com uma bateria capaz de oferecer 60 dias de duração, se foir utilizado por 8 horas diárias e os leds RGB estejam desativados. Um carregar sem fio (opcional) também é oferecido.

Infelizmente, os valores praticados para a comercialização destes produtos são bem “salgados”: US$ 240.00 para o pacote básico e US$ 295.00 para o pacote mais avançado, o qual oferece alguns acessórios opcionais, bem como componentes extras para a troca. A princípio, este é um periférico relativamente caro, até mesmo para uma categoria de produtos voltada para usuários avançados. No entanto, dada a sua qualidade de construção e acabamento, bem como as tecnologias empregadas na sua construção, acabam tornando o seu valor final até “razoável”, caso ele realmente entregue aquilo o que promete!

Pois ainda continuo com o “pé atrás” em relação aos fabricantes chineses… &;-D