E a saga continua: devo comprar o gabinete mini-ITX InWin Chopin?

Quando projetei o meu atual nettop lá no início de 2015, a maior dificuldade que enfrentei não foi encontrar os componentes internos necessários para a montagem do meu equipamento. Na verdade, achar o gabinete ideal para o nettop foi mesmo o maior desafio! Naquela época, as placas-mães mini-ITX não eram tão populares quanto aquelas baseadas no formato ATX e por isto, o número de opções de gabinetes ultra-compactos eram bastante reduzidos…

O escolhido foi o gabinete Casemall Mini-ITX ALL-CHS-M03, que apesar de atender bem as minhas necessidades, deixou a desejar um pouco por causa da falta de um sistema de arrefecimento mais eficiente, além das ausência das portas USB frontais. Além deste, praticamente não há outro com características similares, dotado de medidas compactas e com o mínimo de qualidade! Os demais que encontro em geral são maiores, devido a inclusão de uma baia para o leitor óptico, além de do espaçamento necessário para acomodar uma placa de vídeo dedicada.

Por isto, a descoberta do gabinete Chopin se tornou especial para mim! Fabricado pela chinesa InWin, este gabinete ultra-compacto foi projetado para trabalhar com placas-mães mini-ITX e possui um volume de apenas 3.3 litros. Apesar do seu tamanho reduzido, ele possui uma construção sólida e de qualidade, sendo composto de uma carcaça de alumínio escovado com espessura de 4mm, dotando-o de um design frontal limpo e elegante. Já o painel lateral, além de dispor das conexões USB e de áudio, ele também pode ser personalizado com listras coloridas, conforme o seu estilo (embora não ligue muito para isto).

Por dentro, ele possui acomodações para dois drives de 2.5″ (ideal para aqueles que desejam utilizar SSDs de baixo custo e os tradicionais HDDs), além de suportar o uso de coolers para CPUs compactos, com altura de até 43mm. Na parte inferior, o gabinete traz uma acomodação para a instalação de fontes ATX (formato slim), embora já venha com uma unidade de 150 Watts e com selo 80 Plus (Bronze). No momento, não sei dizer se o formato em questão é proprietário, mas de qualquer forma ele me deixou bastante satisfeito porque tais gabinentes em geral, são dotados de fontes externas que acabam “bagunçando” o ambiente!

O sistema de refrigeração também é outro ponto ao seu favor! Além de prover suporte para coolers de CPUs com até 43mm de altura (o que tornará possível a utilização de CPUs tradicionais, como o Intel Core i3 ou o AMD Ryzen 3), ele é equipado com duas grades (uma na lateral e outra no topo), designadas para a exaustão do ar quente. Inclusive, estas grades possibilitam utilizar o gabinete tanto na vertical quanto na horizonta, embora a grade lateral não permita colocar um monitor acima dele, já que este último irá bloquear o fluxo de ar.

No geral, o gabinete ultra-compacto é bonito, funcional, sóbrio e moderno, atendendo a praticamente todos os requisitos que desejo encontrar em um componente desta categoria! Na Amazon internacional, ele está sendo comercializado na versão black a US$ 99,00, o que não é um preço caro em vista da sua qualidade. Porém, as taxas de importação e os demais custos relacionados, elevam o seu valor final para quase 260 dólares, o que praticamente inviabiliza a sua aquisição. E se for comprarmos na própria Amazon “brasileira”, o valor sobe para incríveis R$ 1.853,00, embora os tributos de importação já estejam incluídos.

Apesar de tudo, mantenho as esperanças de encontrar um mais em conta! &;-D