Que o sistema operacional Windows nunca teve um reputação “louvável” em relação a segurança e a estabilidade da plataforma (embora tenha melhorado neste último quesito), isto todo mundo (que entende um pouquinho de TI) já sabe! Ao menos, as atualizações que a Microsoft lançava, geralmente resolviam os problemas que eram encontrados e com o passar do tempo, um sistema que antes era questionado passava a ser curtido e admirado, como era o caso do bom e velho Windows XP…
“Microsoft released the first Windows 10 and 11 Patch Tuesday updates of 2024, last week, with the January updates KB5034122 and KB5034123 respectively. The updates are meant to address security issues within Windows. The one for 11 also fixes the recent Wi-Fi troubles that led to networks not connecting or the Wi-Fi icon not showing. In a separate article, the company has also detailed a fix for a WinRE (Windows Recovery Environment) security vulnerability that can lead to BitLocker encryption bypass…”
— by Neowin.
No entanto, isto não é o que têm acontecido para as novas edições do Windows: as atualizações “de terça feira” já foram lançadas para o mês de janeiro/2024 (KB5034122 e KB5034123), as quais foram designadas para resolver os problemas de segurança e tratar de algumas falhas do sistema (como é o caso da falta de conectividade das redes Wi-Fi e a exibição do seu ícone de status). Em relação a segurança, esta é referente a uma vulnerabilidade do WinRE (Windows Recovery Environment), devido a um problema na criptografia do BitLocker.
A atualização para o WinRE corrigirá uma falha que permite aos invasores contornar a criptografia do BitLocker e ter acesso físico ao PC desktop, caso este não seja atualizado. O problema é que o tamanho padrão da partição de recuperação (512 MB) não possibilita a instalação da atualização em questão, resultando na mensagem erro “0x80070643 – ERROR_INSTALL_FAILURE”. Para resolver o problema, deverá ser feita um redimensionamento manual, o que foi feito por alguns especialistas em uma máquina virtual (para fins de demonstração). Após ajustar o tamanho da partição (1 GB), a atualização ocorreu sem problemas.
Obviamente, a Microsoft está ciente da situação (desde o início) e já está providenciando uma nova atualização, que por sua vez irá corrigir os problemas ocasionados pela atual atualização “de terça-feira”. Para aqueles que não querem (ou podem) esperar por ela, a empresa recomenda realizar o redimensionamento da partição de recuperação, até esta “atualização da atualização” chegar em algum momento futuro. Por fim, a empresa também atualizou recentemente sua ferramenta de solução de problemas de metadados de impressora Microsoft, para corrigir uma falha de segurança de execução remota de código (RCE).
Na minha opinião, a Microsoft deveria promover uma total reformulação do sistema operacional Windows, tornando-o mais simples, enxuto e modular. Desde os tempos do Windows Vista, ele deixou de ser uma plataforma leve, eficiente e prática, para se tornar uma peça de software inchada e com um monte de componentes pré-instalados, que por sua vez não possui muita utilidade para a grande maioria dos usuários, sem contar ainda uma série de implementações cosméticas que apesar de deixar o sistema com o visual mais bonito e moderno, não acrescentam muita coisa em termos de usabilidade e produtividade.
Por isto, até hoje tenho saudades do bom e velho Windows XP! &;-D