E a saga dos aparelhos “finos” continua: segundo alguns rumores…

… a Apple pretende lançar um novo iPhone Slim! O aparelho em questão terá um novo design e irá utilizar uma tela de 6.6″, além de manter apenas uma única câmera traseira de 48 MP para manter as suas dimensões minimalistas. Embora este não seja um rumor assim tão “surreal” (em geral, os fabricantes de smartphones SEMPRE buscam oferecer aparelhos fininhos, de tela grande e dotados de poderosas baterias), na prática fica difícil de acreditar que a empresa realmente vá lançar um aparelho com estas características…

“The iPhone 17 Slim will sport a new design and a 6.6-inch display, an analyst claims, as rumors about the slimline smartphone continue to circulate. The iPhone 17 Slim is anticipated to be a new thinner model in the range, set to arrive alongside other iPhone 17 models in late 2025. With the potential launch a year away, analysts and leakers are continuing to forecast what the new model will offer to consumers.”

— by Apple Insider.

Voltando para o (pressuposto) smartphone em questão, o futuro iPhone Slim está previsto para ser lançado no ano que vem (2025), juntamente com as demais linhas tradicionais. Jeff Pu (analista da Haitong International Securities) deixou a entender em uma nota de pesquisa, que este novo aparelho virá para substituir o modelo Plus, além de utilizar o futuro SoC Apple Bionic A19, que por sua vez será fabricado utilizando a litografia de 3nm da TSCM (a mesma utilizada nos atuais modelos da série Pro). Por fim, o novo aparelho virá com “apenas” 8 GB de memória RAM, em contraste com os 12 GB que os modelos Pro poderiam obter, conforme as próprias afirmações de Pu feitas há alguns meses.

E agora, vem a bomba: em relação ao material de construção que irá ser adotado, Pu propõe que ele será feito de alumínio! Embora este material possibilite criar uma carcaça mais leve e fina que do que os atuais modelos Pro (que são feitas de titânio), isto significa que a Apple deverá ter cuidados extras, para evitar quaisquer problemas relacionados a dobras. Vale lembrar que na época em que os iPhones da 6a. geração foram lançados, eles eram dotados de telas maiores (4.7″) e uma carcaça que também era baseada em uma liga de alumínio, que combinado com bordas arredondadas (e menos resistentes), eram facilmente dobráveis.

Embora este rumor seja classificado como “possível” pela fonte, pessoalmente não acredito que um aparelho com estas características irá realmente ser lançado, já que ele irá dar um passo atrás em alguns aspectos. Se não bastasse a utilização de um material de construção que não oferece as mesmas qualidades que o Titânio, o aparelho em questão terá uma tela bem grande, o que o tornará mais frágil ainda! Para variar, em uma época em que os smartphones tendem a oferecer mais câmeras (dotadas de diferentes lentes), removê-las em prol de um único sensor é uma concessão que na minha opinião, será (bem) difícil de justificar.

Mas, como se trata de rumores (de um cara que nem sempre acerta)… &;-D