… teremos uma CPU, uma GPU e uma NPU, em um único processador RISC-V! Sim, já estava ciente de que com o fim da Lei de Moore, haveria uma tendência geral de concentrar todos os componentes eletrônicos das CPUs, GPUs, NPU e chipsets, em uma única peça de silício. No entanto, acreditava que estes componentes fossem designados para realizar as suas funções de forma isolada e independente. Mas não é (exatamente) esta, a idéia da X-Silicon: no que depender do time de ex-veteranos do Vale do Silício, esta será uma abordagem bem “diferenciada”…
“Called the C-GPU architecture, X-Silicon uses RISC-V Vector Core, which has 16 32-bit FPUs and a Scaler ALU for processing regular integers as well as floating point instructions. A unified instruction decoder feeds the cores, which are connected to a thread scheduler, texture unit, rasterizer, clipping engine, neural engine, and pixel processors. All is fed into a frame buffer, which feeds the video engine for video output. The setup of the cores allows the users to program each core individually for HPC, AI, video, or graphics workloads.”
— by TechPowerUp.
Uma nova startup nasceu, para criar uma nova arquitetura de processadores revolucionária, que além de se basear na filosofia do Código Aberto, será capaz de lidar com cargas de trabalho que até então, eram designadas exclusivamente para as CPUs, as GPUs e as NPUs, de forma independente! Ao combinar todos estes componentes em uma única unidade de processamento, os veteranos do Vale do Silício (que fundaram a startup) pretendem “fornecer uma solução flexível e eficiente para uma ampla gama de aplicações, incluindo inteligência artificial, realidade virtual, sistemas automotivos e dispositivos IoT”. Esta nova abordagem irá também promover o menor consumo de recursos computacionais (memória), além de ser mais econômica em relação ao consumo de energia.
O novo processador, baseado no set de instruções RISC-V (Vector Core, que possui 16 FPUs de 32 bits e uma Scaler ALU para processar números inteiros regulares, bem como instruções de ponto flutuante) irá se chamar C-GPU e irá combinar instruções que permita lidar com as operações designadas tanto para CPUs quanto para GPUs, executando um único fluxo de instruções. Ele também terá um decodificador de instruções unificado para alimentar os seus núcleos, além do agendador de threads, unidade de textura, rasterizador, mecanismo de recorte, mecanismo neural e processadores de pixel, sendo alimentados por um buffer de quadros, que por sua vez alimenta o mecanismo de vídeo para saída de vídeo.
Em termos de softwares (drivers & bibliotecas), o novo C-GPU será compatível com as APIs OpenGL ES, Vulkan, Mesa e OpenCL. Além disso, a empresa planeja lançar uma camada de abstração de hardware (HAL) para que os desenvolvedores possam realizar a programação direta de chips. Assim, não só teremos um padrão aberto de arquitetura de CPUs, mas também de GPUs que será flexível e escalável o suficiente para atender as demandas de diferentes mercados. A empresa ainda não apresentou nenhum cronograma, mas tem planos de distribuir o IP para OEMs e hiperscaladores. Resumindo: esta unidade não irá sair do papel tão cedo.
Ainda assim, iremos acompanhar (com afinco) todo o desenrolar dessa história… &;-D