Em breve, o Firefox terá o visual totalmente repaginado!

Se existe dois importantes softwares livres que possuem “dois lugares em meu coração”, estes são a suíte de escritório LibreOffice e o navegador WEB Firefox. Graças a eles (e vários outros de menor importância), foi possível migrar e utilizar as distribuições Linux como sistema operacional oficial, para as minhas estações de trabalho! E mesmo com outros softwares alternativos disponíveis, ainda assim mantenho a boa e velha dupla…

“Mozilla is working on a design refresh for the organization’s Firefox web browser that it refers to as Photon internally. The last major design refresh of Firefox was unveiled in Firefox 57 in November 2017; it was known as Proton back then. Mozilla did change several interface elements after the release of Firefox 57, recently the controversial address bar overhaul that it launched in Firefox 75 Stable.”

— by ghacks.net.

A Mozilla (a fundação que desenvolve e mantém o navegador WEB) está trabalhando em mais uma nova atualização de design para a “rapozinha”: o Proton! Embora não tenhamos muitas informações sobre quais serão as mudanças no momento, já temos uma lista de nomes para os bugs encontrados, que por sua vez nos informam quais são os elementos que foram atualizados: a barra de endereços, barra de guias, o menu principal, a barra de informações e os menus de contexto, além de outros componentes não tão visíveis para o usuário. E mesmo que seja possível para os testadores habilitarem o Proton, ainda assim eles deverão esperar um tempinho, para que estas alterações estejam presentes nas versões em desenvolvimento.

Confesso que mudanças radicais no design da interface ainda são coisas que não me deixam muito confortável (diferente do software proprietário, os softwares livres geralmente adotadam o sistema de atualizações pontuais, com mudanças em geral graduais). Ainda assim, será interessante ver como o navegador WEB se comportará com estas novas mudanças. Há um bom tempo, o deixei de utilizá-lo, por se mostrar lento e pesado, dando espaço para alternativas como o Ópera e o Chromium. Mas depois que retornei ao Firefox, confesso que a sua bela repaginada no visual e maior leveza, me deixaram com uma impressão tão boa, que não cogito mais em trocá-lo!

Enquanto isso, a lista de melhorias do futuro LibreOffice 7.1 continua crescendo… &;-D