Em breve, o Windows 11 será capaz de informar o quanto de energia…

… o computador poderá consumir! Embora eu seja um crítico ferrenho em relação ao sistema operacional Windows (especialmente a última versão, a qual tem deixado bastante a desejar), reconheço que ele possui muitas qualidades que não se encontram em outros sistemas (ou que ao menos, desconheço). Dentre elas, a principal está na sua grande compatibilidade com softwares de legado, tornando possível rodar aplicações antigas lançadas há muitos anos, designadas para as edições mais antigas deste sistema (até mesmo aquelas voltadas para o MS-DOS)…

“With Windows 11 and its numerous feature updates, Microsoft is taking extra care to ensure Windows computers are as energy-efficient as possible. The latest effort appears to be letting you know how much energy your computer is consuming. Albacore, who goes by the @thebookisclosed handle on X and is famous for uncovering hidden features in Windows 11, discovered a new section of the Settings app that will complement the existing battery consumption graphs.”

— by Neowin.

Apesar disso, o seu desenvolvimento segue todo a vapor e nestes tempos em que as novas práticas adotadas promovem ciclos mais curtos (Agile), muitas melhorias e adições são entregues de forma mais rápida e pontual. Dentre elas, está a capacidade do sistema não só gerenciar de forma eficiente o gasto de energia, como também mensurar de forma mais precisa o seu consumo)! Para isto, o Windows terá um novo gráfico que mostra informações adicionais relacionadas ao consumo, complementando o gráfico de nível de bateria já existente.

A novidade em questão foi publicada na rede social Twitter X pelo usuário Albacore, em sua conta @thebookisclosed. Famoso por revelar os recursos ocultos do Windows 11, ele descobriu uma nova seção da ferramenta Configurações que complementará os gráficos de consumo de bateria existentes, além de publicar um screenshot ilustrativo. Mas por se tratar de uma descoberta recente, muitos poucos detalhes sobre a nova seção são conhecidos neste momento (sem contar ainda, que certamente mudanças serão feitas até a versão final).

Dentre outras mudanças previstas para a ferramenta Configurações, está a capacidade de definir e personalizar quais widgets irão aparecer na tela de bloqueio do sistema. No momento, só poderemos ver todos os widgets ou nenhum. Por fim, a Microsoft está trazendo um novo atalho para o aplicativo Ferramenta de Recorte (designada para capturar telas), tornando-a capaz de copiar textos das telas capturadas, através do acionamento do recurso de reconhecimento óptico de caracteres. Para isto, bastará apenas acionar as teclas WIN + SHIFT + T.

Por ser um ambiente gráfico minimalista, as ferramentas nativas do GNOME não possuem os recursos visuais (já citados) para a gestão do consumo de energia no equipamento em uso. No entanto, ele suporta uma série de extensões (algumas relacionadas a gestão de performance e consumo de energia), que possibilitam visualizar muitas informações em tempo real, usando interfaces bem elaboradas para facilitar a interpretação dos dados. Sem contar ainda, a variedade de ferramentas disponíveis para otimizar o uso dos recursos computacionais.

Sem contar que o próprio sistema é muito mais leve que o Windows… &;-D