Há muitos anos (final da década de 90), utilizei um software classificado como OCR (Optical Character Recognition), que por sua vez era feito para extrair textos de imagens escaneadas. Na época, a Wikipedia não existia e a Internet não era tão rica em conteúdos como nos dias atuais, nos obrigando a digitar todo o texto que desejássemos, para finalizar uma pesquisa. Infelizmente, o resultado não era dos melhores, em vista das falhas de interpretação de textos e da constante necessidade de redigitar caracteres acentuados e especiais…
“It is something pretty much all of us have needed to do at one time or another — copy text from an image so it can be used in another document. Search online for how to extract text from an image, and you will be pointed in the direction of various OCR tools, but Microsoft is working on a solution of its own. The ability to copy text from an image is coming to PowerToys. The developers are working on a new utility that will make the process very simple. Called PowerOCR, the unreleased PowerToys utility is undergoing testing right now.”
— by Betanews.
Apesar da vasta quantidade de fontes para consulta na Internet nos dias atuais, além de encontrarmos facilmente os serviços online disponíveis para converter imagens e arquivos PDFs em arquivos de texto, mesmo assim precisamos de vez em quando extrair textos de imagens. E para facilitar as nossas vidas, a Microsoft em breve irá disponibilizar a ferramenta PowerOCR, a qual fará parte da suíte PowerToys e que será capaz de realizar a extração em questão, utilizando para isto uma API já integrada ao sistema operacional Windows.
A ferramenta em questão ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento, mas alguns detalhes disponíveis já podem ser obtidos, através de uma solicitação de pull no repositório do PowerToys GitHub. Apesar dela ainda se encontrar em um estágio inicial de desenvolvimento, ela já se mostra capaz de executar a sua função, através da seleção de qualquer região retangular da tela para a extração, bem como o uso do botão direito do mouse para acionar o menu rápido, ao clicar em uma palavra ou imagem que contenha o texto do nosso interesse. Simples assim!
Até o presente momento, não há nenhuma previsão para definir a data de lançamento da ferramenta em questão. Mas por se tratar de um recurso visto como algo bastante útil por parte dos usuários deste sistema, muitos já estão aguardando o seu lançamento oficial com bastante ansiedade, além do desejo de contar com ela o quanto antes! E mesmo sendo um “linuxer de carteirinha”, também conto com a sua disponibilidade para utilizá-la: tanto conforme as minhas necessidades, quanto em atividades para as minhas aulas de Informática básica.
E se um dia aparecer uma versão para o Linux (livre), quem sabe? &;-D