… fora, mas pequena por dentro! Infelizmente, muitos usuários leigos acabam adquirindo produtos com base naquilo que veem (e nas impressões que causam), ao invés de realizar as suas escolhas com base nas suas especificações técnicas. Este é o caso dos itens que possuem “números inflados”, como processadores que alcançam incríveis velocidades em GHz, smartphones dotados de câmeras digitais com resoluções monumentais e SSDs capazes de transferir dados a tantos GB/seg. As placas de vídeo também se tornaram alvos destas investidas e por isto, já vi modelos de entrada “ostentando” generosas quantidades de memória VRAM…
“ASUS has updated its website with the Dual Radeon RX 6500 XT V2 OC Edition 4GB GDDR6, a new custom RDNA 2 graphics card that is said to deliver twice the fun courtesy of its cooling solution, which includes a dual axial-tech fan setup, complemented by features that include a protective backplate for preventing PCB flex and a 2-slot design for maximizing compatibility. The GPU, which also advertises dual ball fan bearings for longevity and comes with 1x HDMI (2.1) port and 1x DisplayPort (1.4a), features a boost clock of up to 2,820 MHz.”
— by The FPS Review.
Agora, chegou a vez de um fabricante que até então, tinha um grande respeito por ela, em vista da sua tradição em oferecer bons produtos! A empresa irá lançar uma nova placa de vídeo, a Dual Radeon RX 6500 XT V2 OC Edition 4GB GDDR6, que além de ter um nome “bêim” grande, também possui dimensões “generosas”, em vista da sua iniciativa em oferecer o “dobro de diversão”. Ela será equipada com uma solução de resfriamento baseada em uma configuração de ventoinha de tecnologia axial dupla, complementada por recursos que incluem uma placa traseira protetora para evitar flexão do PCB, além de um design de 2 slots que segundo a empresa, foi designado para maximizar a compatibilidade com o equipamento.
Além disso, a nova placa de vídeo 3D será adotado um sistema de rolamentos duplos de ventoinha, para garantir a maior longevidade da GPU (até 2x mais que os designs de rolamentos deslizantes), que por sua vez terá uma velocidade de clock em modo turbo de até 2.820 MHz! Ela também contará com duas saídas de vídeo: uma porta HDMI (2.1) e outra porta DisplayPort (1.4a) e a sua construção irá adotar a tecnologia ASUS Auto-Extreme, a qual propõe entregar o que há de melhor em termos de qualidade, para a construção do PCB e todos os componentes mecânicos e eletrônicos que fazem parte do conjunto. Em suma, os usuários irão adquirir um produto de ponta em quase todos os aspectos. Só que não…
A unidade gráfica em questão é uma AMD Radeon RX 6500 XT (baseada na arquitetura gráfica RDNA 2), que por sua vez é posicionada como uma GPU de entrada e por isto, não necessita de soluções avançadas de refrigeração e nem quantidades de memória VRAM generosas (apenas 4 GB), embora a empresa tenha deixado claro que fez personalizações para torná-la mais “poderosa”. Para se ter uma idéia do seu fraco poder computacional, ela só consegue rodar os jogos atuais em Full-HD (1080p) se as definições de qualidade gráfica forem reduzidas para o mínimo! Resumindo: não caiam nesta cilada! Existem soluções melhores e mais compactas.
Ainda assim, ela nem se compara com a solução proposta pela Gigabyte… &;-D