Quando o primeiro jogo Unreal foi lançado no final dos anos 90, ele não só se tornou bastante popular devido ao fato de explorar (muito bem) o já consagrado estilo de jogo em primeira pessoa (FPS), como também foi responsável grandes inovações tecnológicas para os gráficos 3D, que possilitaram trazer experiências imersivas incríveis para a sua época! Até então, a ID Software havia se tornado unânime por ter praticamente definido esta classe de jogos, além de lançar grandes clássicos como DOOM, Heretic, Quake, Hexen e Daikatana…
“We’re excited to announce that Unreal Engine 5.3 is now available. This release brings numerous wide-ranging improvements as we continue to expand UE5’s functionality and potential for game developers and creators across industries. As well as enhancements to core rendering, developer iteration, and virtual production toolsets, we’re introducing Experimental new rendering, animation, and simulation features to give you the opportunity to test extended creative workflows inside UE5 – reducing the need to round-trip with external applications.”
— by Unreal Engine.
Porém, a presença de Unreal acabou tornando os jogos da ID Software (e outros estúdos) obsoletos, o que acabou obrigando-os a desenvolverem engines de jogos modernas e avançadas, para competir neste disputado mercado! Tal como a ID Software, a Epic também decidiu se focar exclusivamente no desenvolvimento da sua poderosa engine, com o objetivo de oferecer licenças para que terceiros possam desenvolver os jogos baseados nela. Desde então, a engine Unreal se tornou a mais popular do mercado e a cada nova versão, muitas inovações e melhorias são trazidas! E a versão 5.3 não seria diferente…
Muitas melhorias foram feitas para o Multi-Process Cook (melhor utilização dos recursos computacionais, para acelerar os processos referentes a conversão de conteúdos baseados no formato da engine), a Cine Cam Rig Rail (emulação do fluxo de trabalho e os resultados do movimento tradicional da câmera ao longo dos trilhos ou em carrinhos) e as melhorias para o VCam (designadas para oferecer melhores experiências para a operação e o controle de câmeras de filmagem). Outras áreas com avanços notáveis incluem Virtual Shadow Maps (VSM), o Temporal Super Resolution (TSR), o Hair Grooms, o Path Tracing e o Substrate.
Além das atualizações feitas para os principais conjuntos de ferramentas, esta nova versão apresenta também novos recursos experimentais, os quais certamente serão melhor trabalhados em versões futuras. Em destaque, está a renderização volumétrica com qualidade cinematográfica (para criar explosões e fumaças mais realistas), a adição de um novo editor de esqueletos (para criar personagens de forma mais independente, sem depender de outras ferramentas) e o Chaos Cloth baseado em painel com simulação de ML (para criar simulações de tecidos mais realistas), entre outras que não são direcionadas apenas para os jogos.
E claro, não deixem de consultar as notas de lançamento para maiores detalhes…
O que esperar das futuras versões da engine Unreal, quando estas forem lançadas? Será que elas possibilitarão a criação de jogos (e outros conteúdos digitais) tão realistas, que nem sequer será possível notar as diferenças entre o mundo real e o mundo virtual? Ou chegará um determinado momento em que as evoluções se tornarão tão pontuais, que a Epic se sentirá obrigada a mudar todo o sistema de versionamento (para refletir estas mudanças), tal como acontece atualmente com os navegadores WEB? Ou ainda, o que acontecerá quando ela chegar a um estágio tal de maturidade, que não possibilite adicionar mais inovações?
Ainda assim, continuarei sentindo saudades dos clássicos FPS… &;-D