Que a nova versão do Apple iOS tem tudo para se tornar uma grande atualização, isto já sabemos. Conforme havia publicado ontem, o sistema operacional designado exclusivamente para os dispositivos móveis da empresa irá receber +20 melhorias voltadas tanto para o sistema em si, quanto para as aplicações e utilitários que fazem parte dele. Inclusive, alguns destes novos recursos já se encontram disponíveis no Google Android, o principal concorrente neste segmento! Mas…
Eis, a questão: o que mais este sistema operacional pode oferecer?
“Earlier this month, we shared new ways to experience Google AI on Android, along with more ways to stay safe, express yourself and do more across your device ecosystem. Today, we’re excited to share seven new Android features and updates designed to elevate your everyday. (…) We’re always delivering new updates so you can get the most out of your Android devices. Learn about these new features and more at android.com/updates.”
— by The Keyword.
Embora compartilhem muitas características e particularidades, o iOS e o Android são sistemas distintos e cada um possui qualidades e defeitos que influenciarão bastante a escolha, por parte dos usuários. E tal como a Apple, o Google também está adicionando algumas melhorias para o seu sistema, embora não sejam tantas! A partir deste mês, o Android será agraciado com 7 funcionalidades importantes, que irão elevar o patamar de excelência que o sistema se encontra atualmente!
Eis, uma lista (bem) resumida das funcionalidades que já estão a caminho:
- Edite suas mensagens depois de enviadas;
- Compartilhe pontos de acesso sem esforço e alterne entre dispositivos para videochamadas;
- Divirta-se nesta temporada de festivais com os novos combos Emoji Kitchen;
- Controle os dispositivos Google Home na tela inicial;
- Gerencie seus dispositivos inteligentes favoritos em seu relógio Wear OS;
- Aproveite mais formas de pagar com a Google Wallet em seu relógio Wear OS;
- Desbloqueie a conveniência com a chave digital do carro (chegando a mais veículos).
E estas não serão as únicas! Dêem uma conferida em sua página oficial…
Embora o Android seja um sistema operacional baseado no kernel Linux, construído sob as premissas do Software Livre (apesar do Google nem sempre colaborar neste sentido) e ter se tornado uma plataforma aberta, universal e disponível para todos, por incrível que pareça ainda prefiro o iOS. Isto se dá, especialmente em virtude de sua integração e compatibilidade com os smartphones oferecidos pela empresa. Mas em vista das grandes mudanças e transformações que estes sistemas passaram ao longo dos anos, terei que rever os meus conceitos.
Com o fim dos iPhones compactos, devo (mesmo) voltar para o Android… &;-D