Enrolado com os cabos das suas caixinhas de som? No que depender…

… da Fasetto, esses dias acabaram! A empresa sediada em Scottsdale (Arizona, EUA) possui uma linha de produtos tecnológicos “voltados para um mundo cada vez mais conectado” (conforme as suas próprias palavras), que permitem tirar um melhor proveito de todo o ecossistema de dispositivos interconectados que temos. Dentre eles, está uma solução de cabeamento que simplifica o estabelecimento da conexão entre as caixas de áudio e os equipamentos de reprodução, como é o caso dos das TVs e dos aparelhos de som (se é que eles ainda existem)…

“Imagine being able to place your existing wired speakers anywhere you have a power outlet, instead of running speaker cable through walls, or under carpets. That’s the promise of Audio Cu, a technology developed by Scottsdale, Arizona-based Fasetto. Audio Cu uses your home’s existing power lines to transmit up to 10 channels of lossless, hi-res audio at up to 24-bit/192 kHz from a single transmitter to multiple receivers. Fasetto recently received Dolby Atmos certification for Audio Cu from Dolby Labs and the company claims it is the first audio-over-power-line manufacturer to do so.”

— by Digital Trends.

Eis, o AUDIO Cu! Embora o “sobrenome” seja algo bem “sugestivo”, lembrem-se de que “Cu” é o símbolo da tabela periódica para o elemento cobre, que em virtude de sua excelente condutividade, é usado de forma frequente em cabos de alto-falante e de energia. E a nova tecnologia da empresa possibilita utilizar a fiação elétrica para transmitir dados, entre os dispositivos desejados! Utilizar as linhas de energia para transmitir dados não é algo relativamente novo e muitos produtos tiram proveito delas para oferecer conectitivade de rede, no lugar de tecnologias como o Ethernet e o WiFi (quando não é possível utilizá-los). No entanto, os desafios são maiores em vista da “sensibilidade” dos dados.

Tal como acontece com os adaptadores PowerLine, dois dispositivos são conectados entre si através da rede elétrica e a partir deles, uma conexão é estabelecida entre os dispositivos reprodutores e as caixas de som. Em vista da sofisticação tecnológica do AUDIO Cu, eles são capazes de transmitir até 10 canais de áudio em definição HD (24-bit/192 kHz), utilizando configurações que vão de 2.0 ao 9.1, além de serem compatíveis com tecnologias como o Dolby Digital® e o Dolby Atmos®! Para se ter uma idéia dos desafios e das complexidades para se conseguir tal feito, a empresa afirma que é a única que recebeu certificação Dolby Atmos da Dolby Labs. Ou seja: não há outra solução de tal grandeza, no mercado!

A finalidade do AUDIO Cu é prover uma maior flexibilidade para a instalação dos cabos de áudio para os sofisticados sistemas de áudio (caixas de som e toda a parafernália envolvida), tornando-a mais elegante e conveniente. Afinal de contas, ninguém gosta de ter que ficar tropeçando em cabos soltos ou ainda, ser obrigado a quebrar as paredes ou instalar calhas para a passagem dos fios. Os dispositivos suportados utilizam apenas as conexões da rede elétrica existente, para realizar as duas funções: alimentação e transmissão de dados. Poderíamos até mesmo pensar em tecnologia de transmissão sem fio para isto, mas elas geralmente não atendem aos requisitos de latência e perda de pacotes.

E de quebra, ainda utilizar um aplicativo no smartphone para gerenciar… &;-D